Prefeito de Niterói participa do lançamento do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no estado do Rio

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, nesta terça-feira (29), na sede do Sebrae, no centro do Rio, do lançamento da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Na edição anterior, o prefeito Axel Grael e a cidade de Niterói foram os vencedores na categoria Cidade Empreendedora, a principal da premiação. Para apresentar a nova edição do Prêmio, o Sebrae Rio recebeu prefeitos e representantes de municípios do estado do Rio.

O prefeito Axel Grael destacou que o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é muito importante para que os municípios troquem experiências para melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas e potencializar as possibilidades de investimento.

“A gente tem participado de praticamente todas as edições do Prêmio. Acho que é uma bela iniciativa de motivação dos municípios para que todos compartilhem suas experiências. O Prêmio é uma forma de estimular as cidades a estruturarem suas ações. Niterói tem tido um bom resultado. Isso representa bem a qualidade das políticas públicas da cidade, além do nível de inovação e do nível de qualidade das equipes que formulam tudo isso. Vamos participar mais uma vez com bastante empenho para alcançar mais um bom resultado”, explicou Axel Grael.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora possui 10 categorias: Cidade Empreendedora; Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Governança Territorial.

Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. A previsão é de que a premiação regional ocorra em abril de 2024. A premiação nacional deve acontecer em julho do ano que vem.

“Os pequenos negócios são importantes para a estabilidade econômica, social e de resistência do munícipio e da economia local às crises econômicas e financeiras. É indispensável que as prefeituras criem ou aprimorem um ambiente de negócios favorável para quem empreende. A nossa premiação valoriza projetos municipais que trazem o desenvolvimento dos territórios”, ressaltou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff.

Um dos principais diferenciais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é o rigor técnico. O regulamento prevê a realização de visitas que atestam in loco a veracidade das informações descritas no formulário de inscrição dos municípios candidatos por meio de depoimentos de representantes das prefeituras e dos beneficiários das políticas públicas.

Outras informações sobre o Prêmio estão no link https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/ .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo