Parque Orla Piratininga é destaque em evento do Banco de Desenvolvimento da América Latina

Niterói é a única cidade brasileira no lançamento do Relatório de Economia e Desenvolvimento “Desafios globais, soluções regionais: América Latina e Caribe enfrentando a crise climática e da biodiversidade”, que acontece nesta quinta-feira e sexta-feira (07 e 08), na Colômbia. Durante o evento, promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, o prefeito Axel Grael apresentou resultados de projetos da cidade voltados à sustentabilidade, como o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável).

O evento de lançamento reuniu líderes como a vice-ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Sandra Vilardy, e o Presidente Executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados. O relatório “Desafios globais, soluções regionais: América Latina e Caribe enfrentando a crise climática e da biodiversidade” aborda os desafios da região na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade e na adaptação e mitigação das alterações climáticas. O documento se propõe a contribuir com a concepção de políticas públicas que permitam o desenvolvimento sustentável nos países.

Prefeito de Niterói e vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Axel Grael destacou a experiência de Niterói em projetos de sustentabilidade e voltou a pontuar a importância das ações locais contra as mudanças climáticas.

“As políticas públicas que desenvolvemos em Niterói ao longo dos últimos anos foram muito norteadas pela certeza de que as cidades precisam assumir um protagonismo e agir pela sustentabilidade. O POP, por exemplo, que é o maior projeto de soluções baseadas na natureza do País, protege o meio ambiente, trata as águas dos rios e de escoamento superficial, promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada e disponibiliza novos equipamentos de cultura e esportes”, disse Axel Grael, que viajou à Colômbia a convite da CAF.

Projeto que integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), financiado pela CAF, o Parque Orla teve seu primeiro trecho inaugurado em junho. Com investimentos de R$ 100 milhões, o equipamento conta com jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. No total, o Parque tem uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. O projeto também conta com quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia que se integrará ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica, 17 áreas de lazer, 3 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental.

Durante o evento, o prefeito ainda defendeu uma união de forças locais para avançar nas políticas de preparação para as emergências climáticas que se aproximam.

“A América Latina e Caribe é muito diversa e os impactos das mudanças climáticas serão variados em cada País. Por nossas características de uma região com muitas desigualdades sociais, uma parte significativa da população pode sofrer ainda mais com as chuvas torrenciais, os incêndios e as ondas de calor. Justamente por isso, precisamos ser mais ambiciosos nas nossas iniciativas. É nas cidades onde vive grande parte da população mundial e é nelas onde devemos agir”, finalizou.