Prefeito de Niterói visita obra da Rotatória de Camboinhas

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve, nesta terça-feira (12), em visita às obras da nova rotatória que vai interligar a entrada do bairro de Camboinhas e Piratininga, na Região Oceânica. A remodelação vai modernizar as vias de entrada e saída do bairro, além de permitir um fluxo maior de veículos, otimizar o serviço de transporte público e incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção. A previsão é de que, para este verão, parte das obras já estará pronta.

“Essa obra integra vários objetivos. Ela oferece uma solução viária para o nó que a gente tinha aqui na Região Oceânica, que era a entrada para a Camboinhas e o prosseguimento da Avenida Almirante Tamandaré, que vai até Piratininga. Isso aqui sempre foi um dos pontos de gargalo que dava engarrafamento na chegada às praias. Então essa obra está prevista para ser entregue já para o próximo verão e integra, além dessa questão urbana e de trânsito, um dos principais acessos ao Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), que é um pouco mais à frente”, explicou o prefeito.

As obras são realizadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e fazem parte do Plano de Mobilidade (PMUS) de Niterói. Com um investimento de cerca de R$ 16 milhões, o local contará com novos acessos para veículos, ciclovias, praça e um “parcão” para cães, além de uma estação de ônibus, nos mesmos moldes das estações da Transoceânica, área de convivência, bicicletário, arborização e iluminação.

O novo equipamento levará o nome de Stuessel Amóra em homenagem ao empresário e ambientalista que foi uma grande e influente liderança em Niterói. Stuessel participou de grandes conquistas para a Região Oceânica, com papel relevante no meio ambiente, especialmente, no bairro de Camboinhas.

Andamento da obra

De acordo com a Emusa, a estrutura da segunda e maior ponte que compõe o projeto já está quase finalizada. A construção será utilizada como nova saída do bairro para a Avenida Almirante Tamandaré. A primeira ponte, onde os carros farão o retorno, está em estágio avançado com instalação de vigas e dos tabuleiros pré-moldados.

Parte da ciclovia terá conexão com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e já está demarcada. Outro serviço em andamento é a pavimentação das calçadas no entorno do canteiro de obras. As equipes também trabalham na praça central e nos pontos de ônibus que ficarão no local.