Procon Itinerante atendeu 365 pessoas em três meses

O Procon Itinerante está percorrendo todas as regiões da cidade, levando serviços gratuitos de orientação. Com um calendário já elaborado até o final do ano, a van que já percorreu oito locais em três meses e fica sempre nas administrações regionais, permanece até esta quinta-feira (14) no bairro do Rio do Ouro. O horário de atendimento é das 10h às 15h. Desde que o serviço passou a ser oferecido, 365 pessoas já foram atendidas em várias regiões da cidade.

As atividades acontecem sempre na primeira e terceira semana de cada mês – exceto em dezembro, por conta das festividades – e fica três dias em cada regional. São disponibilizadas 20 vagas por dia, totalizando 60 em cada uma das regiões. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo é adaptado com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia.

“Esse serviço tem sido de extrema importância para facilitar a vida principalmente de consumidores que moram na periferia da cidade. Com isso ajudamos a resolver seus problemas e ainda evitamos despesas com deslocamentos, facilitando a vida deles. Além de termos todos os equipamentos para atendê-los, também fornecemos os Códigos de Defesa do Consumidor, assim todos podem conhecer os seus direitos e saber a hora de procurar ajuda”, explicou o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Texeira.

O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

A secretária de Governo, Rubia Secundino, ressalta que a parceria com as regionais facilita a interlocução com os moradores dos bairros.

“As Administrações Regionais já fazem parte do dia a dia dos moradores dos bairros pela proximidade e pelo trabalho desenvolvido junto com a população local. Essa parceria vai ser fundamental para levar informação e orientação jurídica a quem precisa e não sabe nem por onde começar os trâmites burocráticos que alguns processos necessitam”, destaca Rubia.

A equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou inúmeros casos, com taxa de 86% de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.

A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.

Calendário do Procon Itinerante nas Regionais para os próximos meses:

Setembro:

• 12, 13 e 14 – Administração Regional do Rio do Ouro (Praça Manuel Antunes Filho)
  • 26, 27 e 28 – Administração Regional de Itaipu e Engenho do Mato (Praça Irênio de Matos Pereira)

Outubro:

• 3, 4 e 5 – Administração Regional do Barreto (Horto do Barreto)
  • 17, 18 e 19 – Administração Regional do Badu, Sapê e Matapaca (17 – Badu (Pça Ivan da Silva Lima), 18 Sapê (Largo da Padaria Soberana) e 19 – Matapaca (Rua Marilda Gonçalves do Nascimento, 01 Shopping do Pet Fun)

Novembro:

• 7, 8 e 9 – Administração Regional do Largo da Batalha (Praça Levi Francisco da Cruz Nunes)
  • 21, 22 e 23 – Administração Regional do Ponto Cem Réis (Praça Dom Agostinho Benassi)

Dezembro:

• 5, 6 e 7 – Administração Regional de Icaraí (Praça Dom Navarro)