Roda de Conversa para idosos comemora um ano em Niterói

Parte das ações que a Prefeitura de Niterói oferece para os idosos da cidade, a Roda de Conversa Icaraí completou um ano na última terça-feira (19). O aniversário foi comemorado com um almoço de confraternização, organizado pelos participantes da Roda. A iniciativa faz parte do Projeto Niterói 60 UP, coordenado pela Secretaria Municipal do Idoso. Os encontros acontecem às terças-feiras, das 15h às 16h30, no Vital Brasil.

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o prazer do idoso em se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar é fundamental para a sua vida.

“As atividades sociais e culturais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. A nossa grande intenção é permitir essa interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas… Nosso objetivo principal é dar a eles qualidade de vida, pela socialização”, explica.

O secretário explica que a cidade precisava de um projeto com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e reduzir o adoecimento dos idosos, já que é um dos municípios com maior porcentagem de população acima de 60 anos, se comparado ao restante do país.

“Os idosos da nossa cidade merecem toda nossa atenção. Afinal, em Niterói, cerca de 18% da população é idosa. Aqui temos um número de pessoas idosas acima da média do resto do país. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, o que nos alerta para a importância da organização de uma rede de atenção a essa população para a oferta de cuidados longitudinais”, afirma.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

Niterói 60 UP
 – Ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios: é esse combo que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, oferece gratuitamente aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.

Serviço:
Roda de conversa Niterói 60 UP
Data: Toda terça-feira
Horário: 15h
Inscrições: 21 96654-9015

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo