Niterói realiza primeira reunião do Fórum de Transformação Digital  

A Prefeitura de Niterói realizou a primeira reunião plenária do Fórum de Transformação Digital do município. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), o Fórum tem os objetivos de promover a troca de ideias e o compartilhamento de informações sobre o tema, propor medidas para aprimorar os serviços digitais, sistemas e processos eletrônicos, além de colaborar na implementação das decisões da política municipal. 

Durante a reunião inaugural, foram apresentados os participantes e destacados os principais pontos da Estratégia de Governo Digital (EGD) do município. Além disso, foram estabelecidas as cinco câmaras temáticas que guiarão os esforços futuros do Fórum: participação e inclusão digital; serviços digitais; gestão de dados e indicadores; governança; e proteção e segurança de dados. 

O Fórum definiu que as reuniões das câmaras temáticas serão realizadas a cada quatro meses e estarão abertas ao público interessado, no sentido de promover a transparência e a participação cidadã. As sugestões e ideias resultantes desses encontros serão submetidas ao Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI). 

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, enfatiza que o Fórum de Transformação Digital destaca a posição pioneira do município em iniciativas de Governo Digital.  

“Em Niterói, nossa principal prioridade é proporcionar atendimento de alta qualidade aos cidadãos, oferecendo serviços mais ágeis, práticos e transparentes. Ao envolver diversos setores da sociedade em nossas discussões, ampliamos a relevância desses diálogos e abrimos novas perspectivas para soluções inovadoras em benefício do município. O Fórum representa uma plataforma fundamental para impulsionar ainda mais nosso progresso na abordagem dos desafios da transformação digital”, destaca Ellen Benedetti. 

O subsecretário de Modernização da Gestão, Marcelo Zander, ressalta o objetivo e a importância do Fórum. “O Fórum de Transformação Digital, atua como instância consultiva da Estratégia de Governo Digital de Niterói. Isso quer dizer que a sociedade e a academia poderão opinar sobre os melhores caminhos a serem tomados. O cidadão niteroiense participa ativamente da transformação digital da cidade”, afirmou Marcelo Zander. 

Para a diretora de Governança e Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Nayara Oliveira, este espaço colaborativo é um desenvolvimento positivo para o município.  

“O Fórum significa um avanço em participação e transformação digital em Niterói, sendo um espaço que integra a sociedade civil e os servidores que representam a Administração Pública Municipal”, ressaltou Nayara Oliveira.   

Composto pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG) e representantes de diversos setores, incluindo órgãos governamentais, entidades setoriais, setor produtivo, sociedade civil e comunidade científica, o Fórum foi lançado em julho deste ano para reunir perspectivas e conhecimentos para impulsionar a transformação digital em Niterói.  

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo