Praia Sem Barreiras: Itaipu recebe banhistas com deficiência em dia de sol quente

A Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, recebeu visitas muito especiais na manhã desta quarta-feira (21). O Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência foi celebrado com a inauguração da obra de acesso do Praia Sem Barreiras. O programa é da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Acessibilidade (SMAC), e dá oportunidade para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso às atividades na praia e ao banho de mar.

A secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, destacou que o projeto ajuda a dar dignidade às pessoas com deficiência para aproveitarem o dia na praia.

“A praia é o lugar mais democrático que a gente tem. Você não precisa de nada. Dá para trazer a família e se distrair. O projeto traz dignidade e evita que as pessoas precisem ser carregadas no colo, de uma forma constrangedora, para chegarem até o mar. Então, é uma felicidade poder fazer isso nas praias de Niterói”.

Há dois dias do fim do inverno, Eni Alves da Silva chegou bem cedo com o filho Thiago, de 35 anos. Thiago tem deficiência desde que nasceu e não queria sair da água.

“Eu moro em São Gonçalo e já procurei muitos lugares para levar meu filho à praia e não consegui. Essa é a segunda vez que eu venho a praia em Niterói com ele. Estou feliz com esse acesso que a prefeitura fez para a gente. Chegamos bem cedo e quando ele viu a rampa e as cadeiras, não quis mais saber de nada. O tempo dele foi só na água. Agradeço demais essa oportunidade do meu filho poder aproveitar o dia sem precisar ficar só preso em casa”, disse Eni.

Os banhos de mar foram feitos com a ajuda de cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para esta finalidade. A SMAC contou com o apoio das equipes dos projetos Montanha e Somar Niterói que realizam trabalhos voltados para pessoas com deficiência. Marcos Fonseca também não resistiu e aproveitou o mar de Itaipu, nesta quarta-feira de céu azul.

“Eu sou morador de Niterói, sou piloto de parapentes e já fui mergulhador. Hoje vim aqui para a praia aproveitar com a minha família, meus dois filhos. É um momento muito bom porque água do mar lava a alma, lava o corpo, né? A gente agradece por tudo que estão fazendo e por essa oportunidade que nos é dada. Isso é de grande valia, porque tem muita gente que não consegue aproveitar. O mar é liberdade, quando a gente mergulha a gente se sente renovado”.

A previsão é que, ainda este mês, a secretaria lance um edital de chamamento para contratar uma equipe especializada que ficará responsável por desenvolver atividades na areia, bem como acompanhar a pessoa no banho de mar.

O Praia Sem Barreiras vai funcionar todos os finais de semana, alternando entre as praias de Icaraí e Itaipu (quinzenalmente em cada um dos pontos). A utilização se dará por preenchimento de um formulário no local com direito a usufruir da cadeira anfíbia por 30 minutos. Caso a pessoa queira, pode fazer um novo pedido e aguardar na fila para usar o apoio novamente.

A obra foi executada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e inclui a construção dois decks com rampas de acessibilidade – um próximo à vila dos pescadores e outro perto dos restaurantes locais – além de um tablado para facilitar o acesso à areia. Também foi instalado um contêiner onde são guardadas as cadeiras anfíbias utilizadas no projeto. O investimento foi de R$ 222 mil.