Prefeitura de Niterói festeja 115 anos do Campo de São Bento

O Campo de São Bento completou nesta sexta-feira (22) 115 anos. Para comemorar, a Prefeitura de Niterói preparou uma comemoração especial, que começou com a apresentação do projeto Aprendiz Musical.  A programação se estenderá ao longo deste final de semana. 

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, esteve no local para festejar o aniversário do parque, que é o principal jardim público da cidade. 

“Eu acredito que foram 115 anos muito bem vividos do nosso Campo de São Bento! Este equipamento é a memória afetiva de toda a população de dentro da cidade e de muita gente de fora daqui também. Por isso, todo investimento no Campo tem um retorno incomensurável!”, destacou Dayse Monassa.  

A médica Amanda Loféu, de 31 anos, prestigiou o evento com a filha Aurora, de 1 ano. 

“Eu moro aqui perto, e estou sempre aqui no Campo. Fico feliz em ver que a Prefeitura está produzindo esse tipo de evento, que estimula a cultura, a música, a dança, a arte! Fico contente de ver também tantos jovens investindo no caminho da música, que é tão importante”, declarou.

O Aprendiz Musical também se apresentará no sábado (23), às 10h, no Coreto, e às 16h30, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Considerado um dos maiores programas de desenvolvimento social através da arte no país, o Aprendiz atende 2,1 mil jovens em Niterói que têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão, e canto e coral. 

Outra atração será o plantio de mudas de diversas espécies no Campo de São Bento. Em busca de mais diversidades frutíferas no local, serão plantadas mudas de pitomba, longana, goiabeira, carambola, grumixama e sapoti. Serão distribuídas ainda cerca de 50 mudas de areca. 

Entre outras autoridades, estava presente a subsecretária da SAE, Mariana Zornanelli. 

Sobre o Campo – O nome oficial do Campo de São Bento é Parque Prefeito Ferraz. A área integrava um imenso território que, em meados do século XVII, pertenceu aos monges beneditinos. Em 1908, foi finalmente urbanizado segundo projeto do engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans. Em 2020, o Campo passou por intervenções de paisagismo seguindo o projeto original. 

O espaço, que tem cerca de 36 mil metros quadrados, está no coração do bairro de Icaraí, na zona sul da cidade. O Campo abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato. Nele, funcionam o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines. O espaço oferece inúmeras atrações como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

Foto: Alex Ramos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo