Segurança no Trânsito: Consulta pública já passou de 900 participantes

Em apenas 10 dias, mais de 900 pessoas já participaram da Consulta Pública, lançada pela Prefeitura de Niterói, que vai auxiliar na construção do Plano Municipal de Segurança Viária. O objetivo da pesquisa é entender a percepção da população a respeito da segurança viária na cidade. O questionário pode ser respondido no site http://consultas.colab.re/pmsv ou pela plataforma Colab (disponível para download em sistemas Android ou IOS), até o dia 15 de outubro.

De acordo com Amanda Machado, diretora de Planejamento e Infraestrutura Viária da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), a pesquisa vai ajudar a entender a percepção dos niteroienses sobre a questão da segurança.

“A pesquisa tem o objetivo de identificar as dores e fragilidades dos municípios pela percepção das pessoas em relação à segurança viária. Por meio desse resultado, teremos um diagnóstico mais aderente à sensação da população a fim de melhor direcionar as ações do Plano Municipal de Segurança Viária”, explica Amanda Machado.

As perguntas abordam, entre outros assuntos, os tipos de transportes mais usados na cidade e o nível de segurança na utilização de cada um, além da importância de ações e medidas de educação na construção de um trânsito mais seguro. Os resultados farão parte do levantamento de dados que serão utilizados na elaboração do plano.

O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern, reforça que a participação da população é sempre muito importante na construção das políticas públicas.

“Estamos muito animados com a mobilização para esse processo tão importante. Muitos niteroienses, de todas as partes da cidade, já participaram e deram suas opiniões. Estamos reforçando a divulgação para que cada vez mais gente possa participar da construção desse grande plano participativo que é fundamental para a segurança de todos”.

Plano Municipal de Segurança Viária – Desde abril, foi criado o Comitê de Implantação do Plano Municipal de Segurança Viária da cidade, que tem a finalidade de conduzir os estudos para criação do Plano Municipal de Segurança Viária (PMSV). O objetivo principal deste plano é criar diretrizes para redução do número de acidentes graves e mortes no trânsito. O comitê é coordenado pela Nittrans e trabalha a partir de diagnósticos para estabelecer um cronograma de trabalho, ações e metas que servirão de base na elaboração do documento.

O comitê é formado por representantes da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia; Secretaria Municipal de Ordem Pública; Coordenadoria Geral de Comunicação e Coordenadoria Niterói de Bicicleta.