Niterói terá Dia Especial da Família Aprendiz Musical no sábado (07)

O próximo sábado (07) será um dia de confraternização com as famílias dos alunos das escolas do Fonseca, Zona Norte de Niterói, no Horto do Fonseca. A partir das 9h, acontece o encontro de corais do Dia Especial da Família Aprendiz Musical. O evento terá apresentação das turmas escolares de canto coral do Programa, além do Coro Infantojuvenil do Aprendiz Musical.

A diretora do Programa Aprendiz Musical, Luiza Carino, destacou que o sábado será o dia que os familiares vão conferir o resultado do trabalho desenvolvido pelas crianças durante o ano em apresentações especiais.

“Esse evento é importante para nós por dois motivos principais: é uma oportunidade para reunirmos corais de diferentes unidades escolares, fortalecendo o trabalho pedagógico em desenvolvimento de forma paralela; e é uma celebração da música para envolver a família toda. Essa ocupação positiva do espaço público municipal agita a agenda cultural da região e contribui com a comemoração do Dia das Crianças”, explicou Luiza Carino.

Aprendiz Musical – O Programa é um dos mais importantes projetos de desenvolvimento social por meio da arte ativos do país. Iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Foi finalista do Prêmio Profissional da Música, em 2021, na Categoria Projetos Musicais Educativos.

Em abril de 2023, completou 22 anos de muito sucesso. O Aprendiz tem como base o canto coral e o repertório nacional para iniciar os alunos da rede municipal de ensino de Niterói no universo da música, explorando o primeiro instrumento com o qual o ser humano tem contato: a voz. A prática do canto coletivo proporciona aos indivíduos uma experiência em grupo e envolve companheirismo, aceitação do outro em igualdade, além de contribuir não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do aluno.

Dia da Família Aprendiz
Local: Horto do Fonseca – Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca.