Prefeitura de Niterói promove Festival de Escrita Antirracista

A Prefeitura de Niterói deu início às atividades do Festival de Escrita Antirracista na UMEI Bezerra de Menezes, no bairro Viradouro. O projeto Raízes da Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania por meio da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial (Supir), tem como objetivo provocar o debate sobre a temática racial com crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de educação. A atividade também aconteceu na escola estadual de ensino médio Guilherme Briggs, no mesmo bairro.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, destacou a relevância de trabalhar a temática do enfrentamento ao racismo.

“Estamos movidos por um projeto de educação antirracista em nossa cidade para que nossas crianças e adolescentes cresçam em um ambiente democrático em sua essência e que Niterói tenha o enfrentamento ao racismo como centro de sua política de desenvolvimento. O festival é mais um passo nessa caminhada de democratização dos saberes proporcionados pelos 20 anos da Lei 10.639, um marco na luta antirracista no Brasil”, ressaltou Nadine Borges.

De acordo com a diretora da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial, Michelle Guimarães, na semana passada foi realizada uma reunião com as professoras da UMEI Bezerra de Menezes para que elas possam trabalhar a temática em sala de aula.

“Tivemos um momento de formação com as professoras para abordar a questão do racismo estrutural e sobre práticas antirracistas na educação. A proposta desse festival é provocar, dentro de algumas instituições de educação, o debate sobre este tema tão importante. Selecionamos duas escolas: uma de Educação Infantil com crianças de cinco e seis anos, e outra de Ensino Médio, com adolescentes. Hoje desenvolvemos uma oficina com o grupo Jongo Folha de Amendoeira para as crianças de forma a provocar reflexão e incentivá-las na produção artística”, explicou Michelle Guimarães.

A diretora-geral da UMEI Bezerra de Menezes, Valdete Barbosa Henrique Ferreira, conta que houve uma conversa com as equipes da Prefeitura e que a ideia das atividades partiu desse momento.

“Conversamos bastante sobre a importância de desenvolver ações pedagógicas sobre a educação antirracista. Então veio a oportunidade de a gente desenvolver o Festival da Escrita Antirracista para provocar reflexões e fomentar debates essenciais dentro da escola pública, sobretudo com as crianças, que são estimuladas a se expressarem através da arte, da expressão corporal, da dança e de desenhos. É importante destacar que ficamos muito felizes com a formação que foi dada para o Corpo Docente da escola”, afirmou Valdete Barbosa Henrique Ferreira.

A diretora da UMEI destacou ainda que a educação infantil é a base da educação e que a escola está sempre em busca de educar e inspirar essas crianças para que eles possam apreciar de uma forma mais profunda essa diversidade racial e também a pensar sempre em formas de incluir, para que vivam em uma sociedade igualitária.

No Colégio Estadual Guilherme Briggs, as atividades incluíram uma roda de jongo. Cerca de 70 estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, estiveram presentes. Os alunos das duas escolas vão trabalhar o tema a partir de desenhos e outras manifestações culturais. A proposta é que, em novembro, esse projeto culmine em uma grande exposição com o material produzido pelas crianças e adolescentes. O projeto prevê a produção de um livro.