Agente Comunitário de Saúde em Niterói: uma peça chave na Atenção Primária à Saúde

No Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, celebrado neste 4 de outubro, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca como fundamental a contribuição desses profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Através do Programa Médico de Família de Niterói (PMF), gerido pela FeSaúde, os agentes comunitários desempenham um papel vital na Atenção Primária à Saúde (APS) de Niterói.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destaca a importância do profissional.

“Os agentes comunitários de Saúde exercem um papel fundamental na estratégia da saúde da família, pois fortalecem a relação entre os serviços e a comunidade local, integrando a equipe com a população, promovendo a saúde, prevenindo doenças, além de manter-se atualizado sobre situações de risco na comunidade”, conta a secretária.

O Ministério da Saúde reconhece a Saúde da Família como estratégia prioritária na organização da APS no Brasil. Os agentes comunitários são cruciais nesse contexto, com atribuições que abrangem desde o cadastro e acompanhamento de famílias, até ações educativas e de promoção da saúde. Eles agem como um elo entre a comunidade e as unidades de saúde, facilitando o acesso e a troca de informações.

A agente Amanda Salomão é um exemplo inspirador de dedicação e comprometimento. Moradora do bairro do Cafubá e formada em Direito, Amanda integra a primeira turma de empregados públicos da FeSaúde. Desde março de 2022, ela atua no PMF Cafubá I. A profissional ressalta o profundo desejo de ajudar as pessoas como seu principal motivador para se tornar uma agente comunitária da Saúde.

“Eu me considero a voz da população dentro da unidade do PMF. Levo informação de saúde para os moradores e também trago informações sobre a saúde deles para a unidade”. A mensagem que deixa é clara: é preciso ter empatia, se colocar no lugar do outro e dar valor às pessoas. “A maior gratificação pelo meu serviço vem do retorno da própria comunidade”, declara Amanda.

Dentro de suas responsabilidades, os agentes comunitários de Saúde de Niterói mantêm cadastros atualizados, orientam famílias sobre a utilização de serviços de saúde, realizam visitas domiciliares programadas e desenvolvem ações educativas, entre outras atividades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo