Prefeitura de Niterói lança programa Escola Empreendedora

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta sexta-feira (6), o projeto Escola Empreendedora, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEN) e parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no auditório da Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. O convênio de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques. O acordo vai fortalecer a educação empreendedora no ambiente escolar, somada às políticas de geração de emprego e renda, para desenvolver o potencial dos estudantes.

O prefeito Axel Grael destacou a importância da parceria para o Escola Empreendedora como uma nova janela aberta para os alunos.

“Essa é uma dimensão muito importante na formação de vocês. Vocês saem da escola aprendendo um monte de coisas com as matérias que estão no currículo, mas vocês saem também com uma formação cidadã. Queremos que tenham uma capacidade empreendedora. Isso que a gente procurou fazer com essa parceria com o Sebrae. Essa é mais uma janelinha de oportunidades que a gente abre para cada aluno da nossa rede. Para isso, a gente conta com cada um de vocês. Com as oportunidades que vocês terão, com a capacidade de trabalho e dedicação que vocês com certeza têm, vamos juntos construir a cidade que a gente sempre sonhou”, afirmou Axel Grael, durante evento de lançamento do programa.

O projeto será desenvolvido nos grupos do 4º ciclo, que engloba o 8º e 9º anos, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é promover a reprodução ampliada da vida, contribuir para que os estudantes problematizem sobre o que é empreender no contexto econômico atual e estimular para que eles sejam protagonistas da transformação de suas realidades.

O secretário de Educação e presidente da FME, Bira Marques, reconheceu a importância do desenvolvimento do projeto no ambiente escolar como ferramenta impulsionadora para os jovens.

“Queremos dar aos nossos estudantes a oportunidade da escolha no planejamento do futuro. Assim como a cultura e o esporte, o empreendedorismo também pode ser um caminho. Então nada melhor que incentivar isso dentro da própria escola, sempre com o olhar para a construção da autonomia e de um futuro socialmente sustentável”, ressaltou Bira Marques.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez, comentou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Niterói que já tem 26 mil jovens microempreendedores.

“Niterói tem 26 mil microempreendedores individuais na faixa etária de 16 a 28 anos. Isso é um dado muito importante. Olho para vocês e vejo futuros advogados, arquitetos, médicos e futuros empreendedores. O empreendedorismo passa pela nossa vida de uma forma diferente em todas as profissões”, ressaltou Igor Baldez.

Na primeira etapa, serão promovidos cursos de formação continuada para 110 professores em dois eixos: o primeiro por meio de ensino à distância (EAD), da modalidade síncrona, ou do modelo presencial; e o segundo será exclusivamente por EAD na metodologia do curso “Jovens empreendedores: primeiros passos”.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação de Niterói vai iniciar a implementação desta metodologia nas salas de aulas, através dos professores que participaram da formação. De acordo com Juliana Ventura, coordenadora do Sebrae Leste Fluminense, até novembro vão acontecer encontros para levar o empreendedorismo às escolas.

“Esse é um momento histórico para a gente. A gente vem construindo esse trabalho há vários meses. É claro que a gente pensa no emprego e na chance de se tornar bons profissionais, mas vocês podem ter outras opções. Essa é a proposta do Educação Empreendedora. Que vocês possam escolher fazer o que quiserem”, concluiu Juliana Ventura.