Estudantes da Escola Municipal João Brazil participaram da Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

As equipes da Escola Municipal João Brazil, localizada no Morro do Castro, estiveram em Salvador, na Bahia, para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Eles alcançaram um feito notável ao chegarem à etapa nacional, após vencer a regional e a estadual. Na última etapa, eles não conquistaram a medalha de ouro, mas saíram da competição com a bagagem cheia de aprendizados, experiências e ideias para dar continuidade ao trabalho que realizam diariamente em suas pesquisas e projetos na escola.

Duas equipes estiveram na disputa: JB United e JB Origens. Embora não tenha avançado nas eliminatórias, a participação dos estudantes reforçou a Escola Municipal João Brazil como um polo de desenvolvimento da robótica em Niterói e no estado do Rio de Janeiro. O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, acompanhou as equipes durante os primeiros dias de disputa, e destacou a dedicação dos alunos.

“É inspirador ver o empenho dessas crianças. Após o destaque na etapa estadual, tenho certeza de que serão fonte de inspiração para muitos na nossa Rede. É uma honra apoiar essa iniciativa e parabenizar todos os alunos, professores e a comunidade escolar envolvida”, elogiou.

A delegação do Morro do Castro chegou no sábado (07) para o credenciamento no Centro de Convenções de Salvador e, a partir do domingo (08), iniciaram o treinamento, reconhecimento das arenas e competições nos níveis 1 e 2. Os estudantes disputaram com equipes não só do Brasil, mas de outros países, como México e Rússia. Com a soma de pontos, apenas 10 equipes se classificaram para a disputa final. No entanto, os alunos permanecem no evento ao longo da semana para participar de desafios de robótica.

O professor Carlos Henrique, responsável pelo treinamento dos alunos desde 2014, afirma que a experiência de estar na etapa nacional da OBR ainda será trabalhada com os alunos após o término do evento, através da prática de redações e do estímulo à novas estratégias de montagem e programação dos robôs.

“Trouxemos alunos que participaram da competição e alunos que vieram trocar experiências, adquirir conhecimento e conhecer uma outra cultura de robô, que está além da cultura robótica educacional. Tenho certeza que esses estudantes tiveram uma experiência muito produtiva. E reforço que a OBR, através desse evento, abre portas para que uma criança, que está numa comunidade no Morro do Castro, que é uma realidade diferente, difícil, chegue a um ambiente de desenvolvimento tecnológico”, destacou.

O projeto dos alunos da Escola Municipal João Brazil também impressionou pela inovação. Durante o credenciamento, a JB Origens surpreendeu a organização com seu robô, com mecanismos exclusivos. O competidor Bryan Rivail, de 15 anos, explicou algumas características notáveis do equipamento.

“Observamos muitos robôs inspiradores durante o evento do ano passado. Uma das ideias que tivemos foi desenvolver e montar uma esteira com garras para uma melhor locomoção e superação de obstáculos. Foi uma ideia única”, pontuou.

Para Vitória Conceição, competidora do Nível 2, foi uma experiência maravilhosa, que abriu a mente para novos conceitos e ideias.

“Foi maravilhoso estar na OBR pela segunda vez, ainda mais sendo em Salvador. Eu e minha equipe saímos com bastante conhecimento, ideias para colocar em prática e mostrar no ano que vem. Tenho certeza que a gente consegue chegar na Etapa Nacional novamente”, empolgou-se.