Instagram da Prefeitura de Niterói alcança a marca de 200 mil seguidores

O Instagram da Prefeitura de Niterói alcançou a marca de 200 mil seguidores. O perfil foi criado em 2014, sob o nome “Curto Niterói,” com o objetivo de destacar as belezas da cidade.

Ao longo dos anos, o conteúdo do Instagram passou por reformulações significativas, incluindo a mudança de nome para @niteroipref, em março de 2022, para facilitar a identificação da página com a Prefeitura e melhorar a acessibilidade.

Com essas mudanças, além de mostrar as maravilhas de Niterói, o Instagram se tornou um canal fundamental de comunicação e informação sobre os serviços públicos, estabelecendo uma conexão direta entre a administração pública e os cidadãos. A plataforma também atende demandas da população por meio da integração com o aplicativo COLAB.

Neste ano, a Prefeitura de Niterói se destacou repetidamente no Social Media Gov, uma plataforma de inteligência que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar conteúdos e estratégias de comunicação nas redes sociais, com base em métricas de desempenho.

Comparando o desempenho com perfis de prefeituras do estado do Rio, Niterói se destacou em todas as áreas ao longo deste ano, abordando temas como informações sobre chuvas, a reabertura da Ilha de Boa Viagem, vídeos da Praia de Itacoatiara, obras do novo Mercado Municipal e da Ilha de Boa Viagem, além de curiosidades sobre o Campo de São Bento.

Quando comparada com prefeituras de todo o Brasil, Niterói manteve seu destaque durante todo o ano, com foco em informações sobre chuvas na cidade, vídeos destacando o encontro de um jacaré durante a limpeza das galerias de águas pluviais, entregas de obras, compartilhamentos de fotos enviadas por seguidores do Instagram, e informações sobre eventos na cidade, como a iluminação de Natal, Réveillon e Carnaval.

O coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, Fernando Stern, explica o sucesso do Instagram da Prefeitura de Niterói: “A cidade investe há mais de uma década na criação de canais de comunicação digital, não apenas como forma de divulgar os atos do governo, mas também e especialmente como espaço que pode receber demandas e ouvir as opiniões do cidadão. Tenho certeza que esse entendimento, que esse modelo, é o responsável pelo grande sucesso e pela grande adesão às nossas redes sociais, na estratégia de governo digital. A ideia é que cada vez mais as pessoas se comuniquem, que interajam e colaborem com a gestão sem burocracia, usando a linguagem do dia a dia”, destaca Stern.

Ao comparar o número de seguidores nas redes sociais com o tamanho da população, Niterói se destaca de forma impressionante. Veja a comparação:

Niterói tem 500 mil habitantes e 200 mil seguidores no Instagram, o que equivale a 0.4 seguidor por habitante.
A cidade do Rio de Janeiro, com 6,7 milhões habitantes, por exemplo, possui 790 mil seguidores no Instagram, resultando em uma média de 0.117 seguidor por habitante.
São Paulo, com cerca de 12,3 milhões de habitantes, conta com 272 mil seguidores no Instagram, o que equivale a 0.02 seguidor por habitante.
Belo Horizonte, com 2,5 milhões de habitantes, possui 376 mil seguidores no Instagram, o equivalente a 0.15 seguidor por habitante.
Salvador, com cerca de 2,8 milhões habitantes, tem 857 mil seguidores no Instagram, aproximadamente 0.297 seguidor por habitante.
São Gonçalo, com 1 milhão de habitantes, tem 97,8 mil seguidores na rede, uma relação de 0,097 seguidor por habitante.

É importante ressaltar que você também pode seguir a Prefeitura de Niterói no Facebook @PrefeituraMunicipaldeNiteroi (www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi), com mais de 312 mil seguidores, e no Twitter @NiteroiPref (https://twitter.com/NiteroiPref), perfil acompanhado por mais de 149 mil pessoas.