Zona Norte reúne mais de mil corredores na 1º edição do Corrida do Horto Niterói 60Up

Mais de mil corredores com idades acima dos 60 anos estiveram presentes na 1º edição do Corrida do Horto Niterói 60Up. O evento realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio das Secretarias Municipal do Idoso, de Governo (com apoio da Administração Regional do Barreto) e de Esportes, aconteceu neste domingo (22). A corrida de 4KM foi gratuita e todos os participantes receberam medalhas.

O vice-prefeito, Paulo Bagueira, participou da corrida e disse que chegou para ficar.

“Foi sensacional a Corrida do Horto que aconteceu na manhã deste domingo pelas ruas do Barreto. A corrida reuniu cerca de 1 mil pessoas, em sua maioria, idosos do projeto 60 UP. Um grande sucesso de público e organização. Essa, que foi a primeira corrida de rua da Zona Norte de Niterói, chegou para ficar. Ano que vem tem mais”.

Maria Lúcia de Oliveira, de 69 anos, fez o percurso de muletas e recebeu, além da medalha, o troféu de superação. Ela faz parte do Núcleo 60UP de Piratininga. O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), explicou que a ação foi pensada para gerar bem-estar e socialização para os idosos.

“As atividades sociais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. Quando unimos isso ao esporte, a ação fica completa. A nossa grande intenção com a Corrida do Horto foi permitir uma atividade saudável e cheia de interação aos idosos da cidade. Fazer com que eles pudessem sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas… Nosso objetivo principal é sempre dar a eles qualidade de vida pela socialização”, declarou Zaf.

Durante o evento, os participantes receberam água e isotônico para garantir a hidratação, além de frutas. Após a corrida, teve um aulão de ginástica com os professores do projeto sessão de massoterapia.

A Prefeitura de Niterói oferece atividades gratuitas como ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.

Mês do Idoso

Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.