Niterói realiza a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação (FME), irá realizar entre os dias 27 e 29 de outubro a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). No evento, serão debatidas diretrizes, metas e estratégias para o avanço da educação no nosso país. As contribuições irão auxiliar na construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

O tema central da conferência é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, e o evento contará com a participação de representantes de segmentos educacionais, sociedade civil, entidades, organizações e movimentos que atuam em defesa da educação, entre outros.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, este é um momento fundamental, que reunirá reflexões, diálogo e democracia.

“Serão muitos debates para entendermos o que é o melhor para a educação da nossa cidade e do nosso país. É um momento crucial para avaliarmos em que direção avançar, e pontuarmos quais os passos necessários para conquistarmos uma educação de qualidade, plena e emancipadora. É a contribuição de Niterói em um plano que será executado em todo o Brasil”, destacou.

A abertura do evento, que será aberta ao público, acontece na sexta-feira (27), na Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural). O credenciamento terá início às 8h, a partir das 10h haverá uma palestra com a professora e doutora Malvina Tuttman. Já às 11h, será realizada uma plenária para aprovação do Regimento. No sábado (28), a conferência terá como sede a Universidade Federal Fluminense (UFF). O bloco F do campus Gragoatá receberá, ao longo de todo o dia, as plenárias de eixo.

O encerramento da CONAE será no domingo, com a plenária final na parte da manhã, e no início da tarde – de 12h às 13h – a plenária de eleição de delegados, que irão representar a cidade na etapa intermunicipal, além da votação de moções. Ao fim desta fase, será realizada a Etapa Estadual, que está prevista pra acontecer nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. As Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Educação, marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).