Oficina para educadores vai debater a escravidão nos períodos colonial e imperial em Niterói

O curso História de Niterói: 450 Anos de Muitas Histórias promove a oficina “A escravidão na Banda d’Além nos séculos XVI ao XIX”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Os encontros vão acontecer nos dias 1º, 8 e 29 de novembro, às 14h, no auditório da Universo, no Centro de Niterói.

As aulas serão ministradas pela doutora e mestre em História Social (UFRJ), Márcia Amantino. A proposta é discutir o sistema socioeconômico que moldou a sociedade brasileira e que ainda se encontra presente. A temática vai abordar os períodos colonial e imperial com pesquisas atuais sobre a escravidão na Banda d’Além, região que englobava Niterói.

A oficina acontece via Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, terá a carga horária de 9 horas e dará certificação. Podem participar professores da Rede Municipal de Educação, historiadores, pesquisadores e outros interessados no tema proposto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 21-967487726. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br. A Universo fica na Rua Marechal Deodoro, nº 217, Bloco A, Centro, Niterói.