Orquestra de Sopros Aprendiz Musical convida Orquestra alemã JUGGE

No próximo dia 03 de novembro, sexta, às 17h, a Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical se apresenta com Orquestra Jovem de Gersthofen (JUGGE – Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben) no Mercado Municipal de Niterói. A entrada é gratuita.

O Aprendiz Musical tem uma trajetória reconhecida de integração com a JUGGE. Em sua primeira edição, alunos do Programa Aprendiz Musical foram convidados para um intercâmbio na Alemanha em 2013, onde puderam vivenciar intensamente a vida artística alemã. Durante esse intercâmbio, os músicos do Aprendiz puderam tocar com as diversas orquestras de Gersthofen e Augsburg, e também tiveram aulas intensivas de música na Universidade de Augsburgo. No ano seguinte, um novo grupo de alunos foi convidado para um intercâmbio na Alemanha desenvolvendo uma série de atividades artísticas e culturais.

A Orquestra de Sopros Aprendiz Musical é o grupo de referência do programa focado nos instrumentos das famílias das madeiras e metais. Neste grupo, alunos se reúnem sob a regência do professor e maestro Gabriel Dellatorre para desenvolverem suas habilidades orquestrais, bem como interpretar um repertório eclético que compreende tanto a música erudita quanto a popular, passando por belas marchas e dobrados até a música folclórica e contemporânea. Tendo sido revitalizada em 2023, esta orquestra tem cerca de 40 jovens de 11 a 24 anos, vindos tanto das escolas atendidas pelo Programa Aprendiz, quanto dos editais abertos para ingresso nas atividades orquestrais.

“A ideia para essa apresentação é que a Orquestra do Aprendiz toque algumas peças, em seguida a Orquestra Jovem também mostra seu repertório e, finalizando, teremos a união das duas bandas tocando as últimas peças do concerto”, disse o maestro Gabriel Dellatorre.

A Orquestra Jovem de Gersthofen (JUGGE – Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben) é uma orquestra juvenil de sopros e percussão, da cidade de Gersthofen, no estado da Baviera, na Alemanha. Foi fundada em 1955 e proporciona a crianças e jovens até aos 27 anos formação musical em instrumentos de sopro e percussão. A orquestra faz parte de um grande sistema de educação musical, que abarca três orquestras, sem contar as classes de educação musical primária e aulas de instrumento.

Um dos objetivos da orquestra é promover e expandir a troca intercultural entre os alunos e diferentes culturas ao redor do mundo. Entre as experiências interculturais estão a turnê orquestral de dez dias para a Rússia (Moscou e Samara). Em 2012 e 2015, a JUGGE viajou para Jerusalém, em Israel. Em 2016, a orquestra fez uma viagem de dez dias a Niterói, no Brasil. Em 2019, a prefeitura do condado de Baringo, no Quênia, foi visitada. Em todas as viagens, realizaram-se intercâmbios internacionais de jovens com orquestras do respetivo país parceiro.

Este ano novamente a orquestra virá para Niterói para prover concertos e intercâmbios artísticos-culturais através da cooperação com instituições parceiras. Dentre elas o Espaço Cultural da Grota, Lar da Criança Padre Franz Neumair, Programa Aprendiz Musical em Niterói, Cultura de Direitos em Maricá e Colégio Cruzeiro no Rio de Janeiro (Sociedade de Beneficência Humboldt).

Sobre o Aprendiz Musical – O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação e gestão do IMMuB.

Serviço 
Apresentação Orquestra de Sopros Aprendiz Musical – Convida a Orquestra alemã JUGGE
Data: 03 de Novembro
Horário: 17h
Local: Mercado Municipal de Niterói
Endereço: Av. Felíciano Sodré, 488 – Centro, Niterói
Classificação: Livre
Valor: Entrada Franca

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo