Escolas da Rede Municipal de Niterói serão destaque na Semana de Educação

Será realizado entre os dias 27 deste mês e 1º de dezembro, a Semana da Educação de Niterói, cujo tema é “Uma Rede Inteira pela Alfabetização”. A iniciativa faz parte do calendário de eventos em comemoração aos 450 anos da cidade e está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME). A programação inclui uma exposição dos projetos desenvolvidos pelas Unidades de Educação sobre o aniversário da cidade e, ainda, o lançamento de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para superar os impactos provocados pela pandemia.

A abertura da Semana da Educação será na segunda-feira (27), às 9h30, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da UFF, campus Praia Vermelha. No evento, será feita a assinatura do P.A.L.A.V.R.A: o Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e Aprendizagens em Rede. A parceria entre a SME/FME com a UFF e a Fundação Euclides da Cunha terá como objetivo potencializar os processos de aprendizagem e superar as marcas causadas pela pandemia do novo coronavírus. Através desse convênio, estudantes de graduação, mestrado e doutorado da universidade ganharão uma bolsa, paga pela Prefeitura de Niterói, para apoiar professores na Rede Municipal de Educação.

“A pandemia causou um forte impacto na educação brasileira e, para recuperar essas defasagens, Niterói está investindo numa ampla política, que chamamos de Rede Inteira pela Alfabetização. O P.A.L.A.V.R.A. foi estruturado para reforçar esse processo, com estudantes universitários atuando nas nossas unidades em apoio aos nossos profissionais de educação. É mais uma parceria que fortalece a relação entre gestão pública e universidade, na busca por soluções para os desafios que a nossa sociedade enfrenta”, disse o presidente da Fundação Municipal de Educação e secretário Municipal de Educação, Bira Marques.

Além da assinatura, o evento contará com uma palestra da professora Ana Luiza Smolka, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das referências nos estudos sobre a perspectiva discursiva da alfabetização. O tema será “Uma Rede Inteira pela Alfabetização: refletindo sobre os modos de participação dos sujeitos e o coletivo de trabalho numa perspectiva discursiva”.

A subsecretária de Desenvolvimento Educacional de Niterói, Ana Schilke, afirma que será uma oportunidade de aprofundar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas unidades municipais.

“Um evento como este marca uma importante iniciativa da Rede em destacar a alfabetização discursiva como um compromisso de alfabetizar os estudantes da Rede de forma crítica. Entendemos que a leitura, a escrita e as múltiplas linguagens são fundamentais para agir no mundo de forma participativa e reflexiva”, finalizou Ana.

A Semana da Educação ainda inclui a exposição dos Projetos Educacionais Instituintes no Museu Janete Costa, no Ingá, entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas Unidades de Educação ao longo do ano, sob a temática dos 450 anos de Niterói. Na exposição, será possível observar aspectos da cidade sob o olhar das crianças e jovens estudantes da Rede.

Além disso, a programação da Semana da Educação conta com uma mostra de curtas de animação, eventos culturais e a exibição dos trabalhos feitos durante o Desafio Maker. A Rede também desenvolverá seminários internos para debater Educação Integral e Alfabetização. Confira a programação completa:

Assinatura do P.A.L.A.V.R.A com a palestra:
“Uma rede inteira pela alfabetização: refletindo sobre os modos de participação dos sujeitos e o coletivo de trabalho numa perspectiva discursiva” – Palestrante: Ana Luiza Smolka.
Local: UFF – Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas – Praia Vermelha.
Horário: 09h30 – 12h

Mostra de Curtas de Animação
Mostra de curtas voltado para as Unidades Educacionais participantes.
Local: Auditório do instituto de física – UFF campus Praia Vermelha
Horário: 09h – 16h

Lançamento de livro do PDPA
Lançamento do livro PDPA advindo do projeto “Ensino de Língua Portuguesa no Séc. XXI –  Pesquisa Teoria e Prática”.
Local: Solar do Jambeiro
Horário: 18h – 19h.

Apresentação da Exposição dos Projetos Educacionais Instituintes
Do dia 28 a 1º de dezembro
Local: Museu Janete Costa
Horário: 10h – 17h

Teatro debate
Apresentação da peça “FRÁGIL” com posterior debate sobre as temáticas apresentadas na peça com a participação da plateia.
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos.
Horário: 18h30 – 21h30

Apresentação da peça “Todas as Marias”
Apresentação da peça “Todas as Marias” para os alunos e professores da EJA, com posterior roda de conversas com psicólogas da CODIM e encerramento com oficinas de Macramê.
Local: Escola Municipal Francisco Portugal Neves (Piratininga)