Alunos da Rede Municipal de Niterói expõem projetos dos 450 anos no Museu Janete Costa

Celebrando os 450 anos de Niterói, estudantes da Rede Municipal de Educação são os principais artistas a expor no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá. Foi aberta nesta terça-feira (27), a exposição dos Projetos Educacionais Instituintes realizados por 68 escolas da Rede Municipal de Niterói em 2023. A iniciativa faz parte do calendário de eventos da Semana da Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME). As obras ficam em cartaz até domingo, dia 03 de dezembro, e cinco projetos foram selecionados pelo museu para permanecer em exposição durante um mês.

A exposição dos Projetos Educacionais Instituintes resgatam a história, memória e belezas de Niterói, celebrando o marco histórico dos 450 anos. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo de todo ano por cerca de 25 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), culminando na exposição aberta nesta terça-feira. No museu, estão sendo apresentadas esculturas, quadros, fotografias e outras intervenções que retratam o olhar dos alunos para a cidade. Além disso, a programação ainda conta com exibição de vídeos e apresentações orais.

“Este ano, estamos mobilizando cerca de 25 mil crianças e adolescentes nas celebrações de aniversário da nossa cidade. Os projetos são importantes para reforçar o sentimento de pertencimento, além de valorizar a cultura e a memória do nosso município. Essa exposição reafirma a potência da escola pública, mostrando que os estudantes podem, sim, chegar onde quiserem”, declarou Bira Marques.

Esta é a 9ª edição dos Projetos Educacionais Instituintes, cujo objetivo é melhorar a qualidade da Educação Básica em Niterói e fortalecer os projetos político-pedagógicos das unidades municipais. O processo teve início em abril deste ano, com a divulgação do edital, seguido de um período de inscrições e a avaliação dos projetos, de acordo com os Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Niterói.

“A autoria já é uma marca dos nossos projetos instituintes, já que eles se instituem a partir do chão da escola. Este ano, estamos ocupando o museu, não como visitantes, mas mostrando o que os alunos produziram em sala de aula. Em todos eles é possível ver um pouco dos 450 anos da nossa história”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.

Um dos trabalhos que mais chamou atenção foi feito por Nycollas Rodrigues, aluno do 5º ano da Escola Municipal Adelino Magalhães (Engenhoca). Ele reproduziu a estátua de Araribóia, utilizando fios recolhidos na rua.

“O meu irmão fazia uns bonecos e depois desistiu. Eu ficava observando e comecei a fazer pessoas, animais e outros objetos. Estou muito feliz, não imaginava ver o meu trabalho aqui no museu” disse Nycollas.

A escultura do Nycollas foi uma das cinco selecionadas pela direção do Museu Janete Costa para permanecer em exposição durante um mês. Os outros foram: “Portal ancestral” (E.M Honorina de Carvalho), “Uma janela para o mundo” (Umei Jacy Pacheco), “Cada um é de um jeito, cada jeito é de cada um” (Umei Gabriela Mistral) e “Jardim sensorial” (Umei Maria Luiza da Cunha Sampaio).

Os Projetos Educacionais Instituintes ficam expostos até o próximo domingo, 03 de dezembro, das 10h às 17h. O  Museu Janete Costa fica na Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá. A entrada é franca.

Curtas – A programação da Semana da Educação contou, ainda, com a Mostra de Curtas de Animação, no auditório do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus da Praia Vermelha. A mostra, que reuniu produções realizadas por escolas da Rede Municipal de Niterói, contou com a presença de alunos, professores e funcionários de diversas unidades. Os curtas foram desenvolvidos pelos alunos e profissionais das Unidades de Educação em sala de aula, com a técnica conhecida como stop motion. Os resultados foram exibidos ao longo do dia, com direito a pipoca na sessão de cinema.