Prefeitura de Niterói recebe Certificado da ONU por programa de neutralização de carbono para empresas

A Organização das Nações Unidas (ONU), através da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), certificou o programa da Prefeitura de Niterói de Boas Práticas em Neutralização de Carbono para as empresas da cidade em 2023. O programa foi concebido e executado pela Secretaria Municipal do Clima (SECLIMA) e pela Controladoria Geral do Município (CGM).

Em outubro, no Theatro Municipal de Niterói, 33 empresas da cidade foram reconhecidas pela Prefeitura de Niterói por boas práticas em neutralização de carbono O evento ocorreu no encerramento do Fórum do Clima, que reuniu mais de 400 pessoas que participaram de debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Certificado da ONU foi concedido porque a Prefeitura envolveu o setor produtivo da cidade de forma voluntária. A iniciativa mostrou que é possível e economicamente viável implementar ações de transição para uma economia de baixo carbono.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, destacou que esta articulação internacional é fundamental para alinhar Niterói na agenda climática internacional.

“Receber esta certificação, que possui validação e aprovação das Nações Unidas, mostra que estamos no caminho certo para adaptarmos a cidade às mudanças do clima. Submeter o nosso programa à ONU, e sermos monitorados por eles, não é tarefa fácil, mas corrobora que as ações que estamos desenvolvendo são altamente qualificadas e metodologicamente chanceladas”, ressaltou Luciano Paez.

A controladora geral do município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, afirmou que o reconhecimento da ONU é mais uma representação do quanto Niterói trilha, ano após ano, o caminho da gestão pública justa, íntegra e sustentável.

“O projeto (de neutralização de carbono para empresas) é resultado de uma ação da Secretaria do Clima para o Programa de Integridade e Compliance “Previne Niterói”, que vem sendo implementado desde 2019. O objetivo é melhorar a governança pública, a eficiência administrativa e a responsabilidade ambiental. Com a extensão para além da administração pública, alcançando também as empresas estabelecidas em Niterói”, afirmou a controladora geral.

Pela certificação da ONU, foram registrados 20 créditos, que equivalem a 20 toneladas de carbono. Este processo faz parte de um programa da UNFCCC para regulação das emissões de carbono em todo o planeta. Criada em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (ECO 92), a UNFCCC é o órgão máximo das Nações Unidas para deliberar sobre as mudanças do clima.

A cidade de Niterói aderiu à campanha “Race to Zero” (Corrida para Zero) das Nações Unidas, que reúne empresas, cidades, regiões e investidores para uma recuperação saudável, resiliente e com zero emissões de carbono. A campanha visa prevenir ameaças futuras, criar empregos dignos e desbloquear um crescimento inclusivo e sustentável. Neste sentido, a Prefeitura de Niterói vem desenvolvendo projetos para caminhar para a meta de 2050 com emissões zeradas de carbono.