Escola municipal em Santa Bárbara recebe reforma

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói fizeram a entrega das obras de reforma da Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker,localizada no bairro de Santa Bárbara, Zona Norte da cidade, na última terça-feira (05). As intervenções fazem parte de um programa de climatização das unidades da rede.

As obras tiveram início logo após a visita do prefeito Axel Grael e do secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, em fevereiro deste ano. Durante uma reunião com alunos, professores e funcionários, eles assumiram o compromisso de realizar uma reforma geral e a climatização de toda a escola.

De acordo com o Departamento de Obras da FME, foram executados serviços de pintura geral; impermeabilização da cisterna; instalação de alambrado, tela e grade; climatização das salas e refeitório; reforço na estrutura do muro, troca dos portões, bicicletário, colocação de telhado na lateral do pátio, ampliação da secretaria, acesso ao Laboratório de Ciências para área externa.

O presidente da FME e secretário de Educação, Bira Marques, aproveitou a ocasião para anunciar a realização da reforma da cozinha, que será feita durante as férias.

“Estive aqui com o prefeito Axel Grael no meu primeiro dia como secretário de educação e presidente da FME. Prometemos realizar a climatização da escola. Hoje, não só instalamos os aparelhos de ar condicionado, como também fizemos uma série de investimentos que culminaram na reforma que estamos entregando hoje. O Rachide foi a escola que fez de mim o que sou hoje, por isso tenho muita gratidão e carinho por essa unidade. Se estou secretário na cidade de Niterói, foi porque eu tive aqui as primeiras oportunidades da vida”, destacou Bira Marques.

A subsecretária de Gestão Escolar, Djenane Freire, ressaltou que todos os investimentos feitos na atual gestão têm por objetivo oportunizar uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede.

“No trabalho de aprendizagem, o conforto precisa caminhar junto ao trabalho pedagógico. Uma escola totalmente reformada, climatizada e mais bonita contribui para que professores e alunos tenham alegria e vontade de estar neste espaço”, disse Djenane.

A diretora da E.M. Rachide da Glória Salim Saker, Daniella Barros, lembrou que o compromisso foi assumido e cumprido em menos de um ano.

“A escola estava precisando de muitas intervenções e os alunos foram importantes nesse processo, porque reivindicaram e foram atendidos. Ter um equipamento como esse totalmente reformado é um orgulho para a comunidade escolar. É muito bom ver que o bairro de Santa Bárbara está sendo tratado com carinho”, finalizou.

O aluno Renato Cesar Ribeiro Mendes, aluno do 9º ano, fez questão de elogiar a climatização das salas de aula.

“Ficamos muito contentes em ver como melhoraram a nossa escola. Ganhamos um presente muito legal, porque ficar na sala com esse calor é muito difícil. A climatização vai nos ajudar a focar nas aulas e aprender melhor o que o professor ensina”, contou.

De acordo com o Departamento de Obras da FME, o programa de reforma e climatização está sendo feito, hoje, simultaneamente, em 21 unidades que integram a Rede Municipal de Niterói. Entre os trabalhos realizados, estão serviços como pintura, reforma, ampliação de salas, poda de árvores, troca de telhado, limpeza de calhas e manutenção das redes hidráulica e elétrica.