Prefeitura de Niterói decreta luto de três dias pelo falecimento da presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Bárbara Siqueira

20/12/2023 – O prefeito de Niterói, Axel Grael, decretou luto oficial de três dias na cidade em razão do falecimento da presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Bárbara Siqueira.

“Conheci a Bárbara na campanha de 2012, desde então ela foi uma colaboradora importante dessa trajetória de 10, 11 anos. Ela estava fazendo um trabalho destacado ali no caminho Niemeyer. Vamos declarar um luto de três dias”, afirmou o prefeito.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo do município, Rodrigo Neves, também destacou a dedicação da presidente e lembrou os tempos de atuação no movimento estudantil.

“A Bárbara tinha uma trajetória de militância social com uma característica de muita combatividade e uma energia. Ela se dedicou muito ao trabalho nesses anos, ajudando e apoiando as políticas públicas. Nosso carinho aos filhos”, disse.

Bárbara tinha 44 anos e, além de presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, era gestora responsável por toda administração, manutenção e curadoria do complexo arquitetônico e cultural Caminho Niemeyer.

Apaixonada pela cidade, Bárbara começou na política no movimento secundarista em Niterói. Foi vice presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e dirigente do PT e PDT. Na Alerj, na Secretaria Estadual de Assistência Social e na Prefeitura de Niterói ocupou cargos de chefia de gabinete.

Muito católica, atuava na Paróquia de São Sebastião, no Barreto, ajudando na formação religiosa de crianças.