Niterói comemora a chegada de 2024 com muita paz e celebração entre famílias

Famílias inteiras comemoraram a virada do ano no Réveillon da Praia de Icaraí, em Niterói, que foi considerada uma das maiores festas já realizadas na cidade. De acordo com dados da Neltur, cerca de 450 mil pessoas estiveram presentes, entre moradores da cidade, pessoas que vieram de municípios vizinhos e turistas. A rede hoteleira teve 100% de ocupação na cidade. Para garantir a hidratação da população, a Neltur, em parceria com a Águas de Niterói fez a distribuição de aproximadamente 3.000 copos de água mineral. Não foi registrada nenhuma ocorrência grave durante o evento.

Preparado pela Prefeitura de Niterói, o Réveillon 2024 levou ao céu um show de luzes com formas de borboletas e girassóis e um grande arco-íris para saudar a chegada do novo ano. Com o tema “Niterói 450 anos – O Futuro é Agora”, a festa organizada pela Neltur, teve como ápice a participação do cantor Lulu Santos, que embalou toda a plateia com os maiores sucessos de sua carreira. Mesmo quem estava em casa, pode acompanhar o show pela transmissão ao vivo nos canais digitais da prefeitura.

Durante toda a noite, as famílias puderam aproveitar para curtir ao som de artistas locais como as bandas Bicho Solto e Faixa Etária. O cantor sertanejo João Gabriel arrancou passinhos e suspiros da plateia. A energia subiu com a chegada da Bateria da Viradouro, escola de samba da cidade, que empolgou quem estava na praia.

A queima de fogos na cidade foi realizada com artefatos de baixo estampido, em cinco pontos da cidade, totalizando 1,95 toneladas de fogos. Para garantir maior tranquilidade aos que participaram da festa, a Prefeitura montou um grande esquema operacional, com a participação de cerca de 2 mil pessoas de diversas áreas.

A Praia de Icaraí foi totalmente interditada a partir das 18h deste domingo (31) e liberada logo após o encerramento do show principal, do cantor Lulu Santos. Na manhã desta segunda, 1º de janeiro, a Praia voltou a ser interditada por um período curto, a partir das 6h, para que as equipes da Clin fizessem a limpeza do local. O esquema de trânsito ficou por conta da NitTrans, que atuou com cinco reboques, 80 operadores de trânsito e mais 15 agentes pela cidade.

A Prefeitura de Niterói montou uma tenda na Praia de Icaraí, em frente à Praça Getúlio Vargas, com um posto móvel do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Niterói. Policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar atuaram em parceria com os agentes do Cisp e não foi registrada nenhuma ocorrência grave. A PM atuou em toda extensão das praias de Icaraí e de Itaipu, com efetivo reforçado para ambos os locais, além de outros pontos da cidade. A Secretaria de Ordem Pública disponibilizou viaturas com agentes para atuar no dia 31, a partir das 20h, coibindo a utilização de garrafas de vidro e atuando na fiscalização.

Foram disponibilizadas pulseiras identificadoras (distribuídas no posto do CISP Móvel) para crianças com o objetivo de facilitar sua localização. O Conselho Tutelar contou com plantonista, junto ao CISP Móvel, fazendo abordagem durante todo o evento. Graças a isso, segundo a Guarda Municipal, várias crianças foram identificadas rapidamente e entregues aos seus responsáveis. Cerca de 200 veículos foram multados por estacionamento irregular e a Seop realizou a apreensão de 12 mercadorias vendidas irregularmente além de garrafas. Um homem foi encaminhado à delegacia por agressão e o registro foi relacionado à Lei Maria da Penha.

O Corpo de Bombeiros atuou com um posto fixo montado próximo ao palco para qualquer emergência e para eventuais situações de prevenção de incêndios. A corporação também destacou um serviço reforçado de guarda-vidas de prontidão na areia da Praia de Icaraí.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia realizou monitoramento das previsões meteorológicas nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. Para maior segurança, foi utilizado um anemômetro, que que mediu em tempo real a velocidade e pressão dos ventos.

Saúde -O atendimento médico foi feito pela empresa contratada LEFE Serviços Médicos Ltda. Na Praia de Icaraí foram montados 3 Postos Médicos, contando com 100 maqueiros, 10 leitos e 10 cadeiras de hidratação em cada posto, 12 ambulâncias tipo D (UTI Móvel), além dos médicos e enfermeiros. Pela Fundação Municipal de Saúde, esteve no local a Coordenadora do SAMU BASE – Niterói, Maria Auxiliadora Coutinho, que atuou no suporte às situações adversas.

Os três postos de atendimento médico de Icaraí realizaram 105 atendimentos ao todo. Foram feitas três remoções por uso de bebida alcoólica.

Limpeza – A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias para o pós-Réveillon. A operação foi iniciada às 06 horas da manhã e a limpeza foi concluída antes das 10h do dia primeiro de janeiro de 2024.

Foram cerca 800 funcionários realizando o serviço de limpeza das vias, sendo 470 concentrados na área da praia de Icaraí. Para auxiliar o trabalho manual a Clin utilizou diversos equipamentos específicos. Foram disponibilizados para a operação, 100 contêineres e um total de 86 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas, retroescavadeiras, além de pipa d’água, utilizando água de reuso, para 2 lavagens que concluíram a limpeza com desodorizador de eucalipto.

No total, foram recolhidas das praias da cidade cerca de 70 toneladas de resíduos, sendo cerca de 42 toneladas apenas da praia de Icaraí. Os materiais mais encontrados foram: garrafas pet, garrafas de vidro e latas de alumínio

Foto: Alex Ramos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo