Niterói registra recorde histórico de volume de chuva

As fortes chuvas que atingem Niterói chegaram ao ponto mais alto na noite deste sábado (13), quando a cidade teve o maior registro de chuva em uma hora desde que a medição é feita pelo município. A chuva chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro.

Numa escala comparativa, os municípios brasileiros adotam as seguintes medidas: chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h; chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h; chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h; e chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h.

Niterói entrou em estágio de alerta máximo às 2h15 deste domingo. Este é o quarto em uma escala de quatro estágios, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia. Nas últimas horas, foram acionadas as sirenes das comunidades do Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio.

Mais de 350 agentes da Prefeitura de Niterói estão atuando nas ruas para mitigar os impactos da chuva, entre operadores da NitTrans, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Defesa Civil, da Assistência Social e Samu.

A Defesa Civil recomenda que os niteroienses evitem deslocamentos. As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar. E caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio já estabelecidos, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.

A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.