Blocos de carnaval levaram milhares de pessoas às ruas de Niterói no fim de semana

Mais de 15 blocos de carnaval tomaram as ruas de Niterói no fim de semana passado e arrastaram milhares de foliões. Com atrações voltadas para todas as idades, houve blocos para crianças e outros focados no público da terceira idade, garantindo a festa para todas as famílias. A programação da folia continua nos próximos dias, com blocos no Centro, no Barreto e em Santa Rosa.

A festa de Momo começou nas ruas da cidade na sexta-feira (02) com o Bloco da Associação dos Funcionários da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói), em São Lourenço. Centenas de funcionários da companhia, juntamente com familiares e amigos, ocuparam a Rua Dr. Manoel Lazari durante a tarde para comemorarem a chegada do carnaval.

No sábado (3) foi a vez do Cordão da Bola Branca, que fez a turma da terceira idade cair no samba em Icaraí. No Barreto, a Banda Combinado 5 de Julho fez a festa dos foliões. A Associação Fluminense de Amparo ao Deficiente Físico fez seu bloco na Ponta D’Areia, enquanto o Bloque arrastou uma multidão em Icaraí. Na tarde de sábado (3), teve o Clube da Torre, no Largo da Batalha; o bloco do Praia Clube São Francisco; e o Grêmio Recreativo Mancando de Ré, em Santa Rosa.

O domingo começou com a Banda do Ingá, que reuniu mais de 50 mil pessoas na Avenida Amaral Peixoto. Houve ainda o Violudico Entretenimento em Icaraí pela manhã, além dos blocos da Sociedade Carnavalesca Piratininga, Carnavalesco Data Venia Doutor, Sapo Loko, Vem Quem Não É Mandado, Clube Central e o Chega Por Cima Que Eu Chego No Baixo, no período da tarde até a noite.

O Bloquinho no Campo de São Bento reuniu milhares de crianças no já tradicional baile infantil na manhã de domingo. Leonardo da Silva Pereira levou a filha Betina para aproveitar a folia. Ele disse que a segurança foi o fator mais relevante no Campo de São Bento.

“Morro em São Gonçalo e sabemos que pra você ter um carnaval tranquilo de paz, um carnaval à moda antiga, aquele carnaval bem familiar, todo mundo que é dessa região aqui, do outro lado da ponte, vem para o Campo de São Bento. A Prefeitura de Niterói faz bem em preservar essa tradição, pensando nas crianças e na população, não somente nos moradores do município, mas na população das cidades vizinhas que vêm curtir aqui”, comemorou Leonardo da Silva Pereira.

Folia continua

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Niterói já está nos preparativos para o carnaval 2024 e o samba do “Bloco Loucos Pela Vida” já foi escolhido. Com a participação de usuários e familiares, a seleção reuniu em dezembro o corpo de jurados na nova sede do Centro de Convivência e Cultura de Niterói Dona Ivone Lara (CCCN). O bloco sai às 13h30 desta terça-feira (06) na Praça Arariboia, no Centro.

O tema escolhido para esse ano foi “Diversidade”. A sugestão do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Casa do Largo levou mais votos. “A partir disso, convocamos e incentivamos as pessoas a fazerem a letra do samba”, explica Viviani Costa, supervisora do CCCN.

O Bloco Loucos Pela Vida começou há cerca de 20 anos, a partir da mobilização dos usuários e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Niterói. O bloco teve as atividades interrompidas durante a pandemia mas retornou em 2021 por meio de uma parceria com a FeSaúde (Fundação Estatal de Saúde de Niterói), que começou a gerir o Centro de Convivência e Cultura de Niterói Dona Ivone Lara.

“A FeSaúde foi essencial para conseguirmos retomar as atividades do bloco. Nosso desfile é uma semana antes do carnaval, mas temos todo o trabalho anterior com ensaios e a escolha do enredo”, conta Viviani Costa.  

Programação dos próximos dias:

Dia 6/2

– Bloco Loucos Pela Vida – Pças Arariboia e da Cantareira – Das 13h30 às 17h.
– Bloco da Associação de Moradores da Rua D e Adjacências – Rua Vereador Vicente Sobrinho, dos números 680 a 895- Engenhoca – Das 19h até meia noite. 

Dia 7/2


– Saias na Folia – Rua Cadete Xavier – Pça do Tower 2.000 – Centro – Das 18h às 22h. 

Dia 8/2

– Bloco Carnavalesco Só Phode Quinta – Ruas Lopes Trovão e Geraldo Martins – Santa Rosa – Das 19h até meia noite. 

Dia 9/2

– Bloco Folia dos Bois – Rua Presidente Craveiro Lopes 382 – Barreto- Das 18h até meia noite.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo