Ação Animal chega no Largo da Batalha com serviços gratuitos para pets

A Prefeitura de Niterói realiza, neste sábado (13), mais uma edição da Ação Animal, das 9h às 13h, desta vez na praça Levi Francisco da Cruz Nunes, no Largo da Batalha, em Pendotiba. A iniciativa, que acontece através da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, vai colocar gratuitamente microchips em 100 cães e gatos, além de oferecer vacina antirrábica e orientações veterinárias.

Desde 2022, a Prefeitura promove a identificação de animais com o uso do microchip através da Ceda e do Castramóvel. Até hoje, mais de cinco mil animaizinhos já receberam o serviço. É por meio dessa ação que são armazenadas informações sobre o tutor responsável, com referência e endereço, o histórico de vacinação do animal, dados sobre nascimento e eventual castração.

“O microchip é um tipo de dispositivo que nos ajuda a combater o abandono de animais pela cidade. Através dele, cadastramos dados dos tutores e o histórico de saúde do bichinho em um sistema que pode ser acessado internacionalmente. A aplicação do chip é gratuita, não tem nenhuma contraindicação e funciona por toda a vida do animal. Além disso, esse é um serviço que ajuda a localizar animaizinhos perdidos”, explicou o coordenador da Ceda, Marcelo Pereira.

Para acionar os microchips, é necessário usar um leitor de chips. Eles podem ser encontrados tanto no Centro de Castração de Animais Domésticos (CCPAD), ponto físico da Ceda, e em clínicas veterinárias. Em complemento a esse chip, a coordenadoria entrega uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira, que também terá as informações do pet. Se esse animal for encontrado sozinho na rua, qualquer pessoa consegue escanear o código para localizar o tutor.

Para participar da iniciativa, que é voltada para moradores de Niterói, é só estar com os documentos do tutor do animal e com o animal no local. O cadastro é feito na hora e são distribuídas 100 vagas para microchipagem, uma vaga por CPF.

Niterói Animal – Para a castração de animais, o CCPAD disponibiliza 500 vagas mensais, abertas sempre na primeira sexta-feira de cada mês. As inscrições acabam quando as vagas são preenchidas, o que normalmente ocorre no mesmo dia. É possível agendar pelo aplicativo Niterói Animal, uma ferramenta de georreferenciamento que também ajuda a localizar os pets que se perdem e que são abandonados na cidade. O aplicativo Niterói Animal tem cerca de 14 mil usuários cadastrados, que têm acesso ao agendamento de castração e também ao espaço com fotos de animais para adoção.

SERVIÇO:
Data: Sábado, dia 13 de abril de 2024