Luiza Leite Ferreira lança seu segundo livro de poemas na Sala Carlos Couto

Em tempos de relações afetivas diluídas em que poucos querem se responsabilizar pelos afetos, a autora de 33 anos se compromete, se arrisca e se assume romântica em poemas sobre as várias fases do amor e do amar – que pode durar uma vida inteira ou só o percurso de um bloco de carnaval. “Em Amor Recreativo a famigerada palavra de quatro letras ganha contornos tão difusos quanto o efeito das borboletas no estômago,” destaca a poeta Thaís Campolina, que assina a orelha do livro “Amor Recreativo”, de Luiza Leite Ferreira, que será lançado nesta terça-feira (16) na  Sala Carlos Couto, no Centro de Niterói. 

A linguagem de Amor Recreativo se traduz tanto na forma – como no poema “Perder o chão”, que abusa de recursos concretistas – quanto no conteúdo ao descrever as diferentes formas de idealizar e demonstrar afeto – cozinhando juntos, lavando uma louça, planejando as férias, compondo fantasias de carnaval. “Luiza brinca com as palavras e sons, rima, se repete, sonha e inclui o inglês, o francês e até o alemão ao vocabulário desse inventário de paixões repleto de homens que vieram de longe, como Canadá e Áustria, mesmo que nenhum desses pareça tão distante quanto o fantasma do Tinder,” completa Thaís.

O livro é dividido em quatro partes. A primeira, “Recreio”, traz poemas sobre as primeiras paixões infantis e adolescentes, as idealizações do amor platônico e não correspondido. Já em “Fantasia de casal”, que concentra a maior parte dos poemas de Amor Recreativo, os aspectos mais cotidianos das relações amorosas ganham tintas cor-de-rosa e purpurina, pois até lavar roupa e declarar imposto de renda fica mais leve ao lado da pessoa amada.

Já em “Quarta-feira de Cinzas”, acompanhamos o fim da fantasia, quando o eu-lírico se dá conta de que só o amor não basta para sustentar o desejo de estar juntos, e o interesse do amante, representado pelo elástico frouxo do vestido, começa a minguar. Às vezes nem era amor, era só tesão.

Por fim, Luiza conclui seu périplo amoroso “Na pista”, com poemas que levantam a cabeça e dão a volta por cima com mensagens de autoestima, autoamor, e a esperança de amar novamente, sempre ciente dos riscos e com uma coragem de rir de si mesma que lhe é própria. O projeto editorial de Amor Recreativo reflete esse olhar divertido que encara o amor como esporte.  

Ao fim e ao cabo, Amor Recreativo é um livro sobre o amor. Do amor romântico e idealizado ao amor líquido e quente das noites de verão. Do amor que brota de pequenas ações a gestos desesperados de devoção. Do amor de Hollywood ao amor de carnaval. Do amor pelo outro ao amor-próprio. Uma jornada da mulher moderna que só quer uma conchinha para chamar de sua, mas que tem que engolir muitos sapos pelo caminho.

Sobre a autora: Luiza Leite Ferreira é jornalista, tradutora e escritora. Natural do Maranhão, vive em Niterói e escreve desde a infância. Ganhou concursos escolares, foi selecionada no VII Concurso Municipal de Conto de Niterói em 2008 e organizou a antologia de contos “Debaixo do mesmo céu” (Numa, 2020) com André Diniz. É autora dos livros de poesia “É na cacofonia que eu me escuto” (Caravana, 2022) e “Amor Recreativo” (Patuá, 2023). Tem poemas publicados nas revistas Desvario, Mormaço, Ruído Manifesto, e foi matéria de capa da edição nº 5 da Revista Lira com seu Diário da Flip. Integra o Coletivo Escreviventes e a equipe do portal Fazia Poesia, escreve em leialuiza.wordpress.com (@leialuizablog) e assina a newsletter Cartas para Ninguém no Substack.

Serviço
Lançamento do Livro Amor Recreativo de Luiza Leite Ferreira
Data: 16 de abril de 2024
Horário: 18h
Classificação etária: livre
Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo