Projeto literário incentiva a interação infantil na UMEI Jacy Pacheco

A UMEI Jacy Pacheco, no Barreto, iniciou nesta terça-feira (16) a VI edição do Circuito Literário. O trabalho desenvolvido pela unidade tem como principal objetivo promover e valorizar a leitura, por meio da “troca-troca” de livros e contação de histórias. O grande diferencial do evento é que os próprios estudantes são os protagonistas e visitam uns as salas dos outros para ler diferentes obras literárias.

Na atividade, os estudantes do Ensino Fundamental visitam os pequenos da Educação Infantil para ler os livros. A iniciativa possibilita que eles pensem na escolha do texto, em como vão ler, para quem vão ler, quais materiais poderão usar, entre outras questões. O circuito ainda auxilia na formação das crianças e jovens, com ampliação do repertório vocabular, emocional, estético e cultural. Nesta edição, todos os textos partilhados trazem, de alguma forma, a discussão sobre o respeito. O assunto será tema do Projeto Educacional Instituinte 2024 da unidade, cujo título é: “Respeitar é preciso!”.

Para a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, promover ações que valorizem a interação, a leitura e literatura é enriquecedor para a formação dos estudantes da Rede.

“Precisamos incentivar as nossas crianças a ler, escrever e imaginar. Poder ler sobre assuntos que eles têm interesse os aproxima ainda mais da literatura, desperta a curiosidade. Isso tudo faz parte de uma alfabetização mais interativa, divertida, e de qualidade”, disse Ana Schilke.

A pedagoga da unidade, Delma Marcelo, destaca que a atividade é muito proveitosa para os alunos:

“O Circuito Literário faz parte da proposta pedagógica da escola e tem como um dos seus principais eixos a oferta de leitura literária cotidiana para as crianças. Ao longo do ano, nós temos essas duas grandes ações: o Circuito Literário, feito com textos que as crianças já trabalharam em sala de aula, além da apresentação dos Projetos Instituintes, marcados para o segundo semestre e que envolve toda a Rede Municipal de Educação”, explicou.

Entre as obras literárias em destaque no evento, está a do cartunista Ziraldo com “O Menino Maluquinho”. A clássica obra infantil de Monteiro Lobato, o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, também esteve presente nas apresentações.