Prefeitura de Niterói inicia obras do Restaurante Popular da Zona Norte, no Fonseca

Em fevereiro de 2023, a Zona Norte de Niterói vai ganhar o segundo restaurante popular da cidade. O prefeito Axel Grael deu, nesta terça-feira (06), a ordem de início das obras no imóvel localizado na Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca. O Restaurante Popular da Zona Norte terá cozinha industrial e pedagógica, sala de aula, auditório, recepção, salão para refeições e varanda. O equipamento será uma opção de alimentação de qualidade a preços simbólicos: R$ 2 no almoço e R$ 0,50 no café da manhã. O investimento da Prefeitura será de R$ 3 milhões.

O prefeito Axel Grael destacou que o novo restaurante popular faz parte de um conjunto de obras e iniciativas na Zona Norte da cidade.

“O novo restaurante é parte do Programa Niterói 450 anos no eixo Zona Norte. Além desse investimento, anunciamos a desapropriação do imóvel que vai receber o Centro Cultural da Zona Norte. Nas próximas semanas vamos iniciar as obras na Alameda São Boaventura, que vai requalificar completamente um dos principais eixos de mobilidade da cidade e que vai ter um ordenamento e uma qualidade urbanística muito grande. A Zona Norte vai ser repaginada”, afirmou Axel Grael.

O Restaurante Popular da Zona Norte terá cerca de 200 lugares e capacidade para servir duas mil refeições diárias. O local também vai abrigar a primeira Escola de Formação em Gastronomia Popular do estado, na qual jovens e adultos vão poder obter qualificação profissional para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo com diversos cursos na área de gastronomia, padaria e serviços para bares e restaurantes.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, enfatizou a relevância do restaurante popular.

“Ele vai atender a toda população da Zona Norte, especialmente das comunidades da região. Na parte de baixo, vai funcionar o restaurante e, na parte de cima, haverá a escola de gastronomia com vários cursos de capacitação para formar mão de obra da região para o mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Restaurante Jorge Amado – O primeiro restaurante popular de Niterói fica no Centro da cidade. O Restaurante Popular Jorge Amado já serviu mais de 2,72 milhões de refeições desde sua municipalização, em 2017, quando a Prefeitura de Niterói assumiu a administração do espaço. Só em 2022, foram 306 mil refeições, entre almoço e café da manhã. O equipamento é uma opção econômica para a população da cidade e de outros municípios. O restaurante do Centro funciona de segunda a sexta-feira, de 6h às 9h para o café da manhã; e de 11h às 15h para o almoço. Os preços são os mesmos da futura unidade da Zona Norte: R$ 2 no almoço e R$ 0,50 no café da manhã.

Foto: Bruno Eduardo Alves