Niterói segue com a distribuição de máscaras para população

24/11/2020 – A Prefeitura de Niterói segue com a entrega das máscaras como equipamento de proteção individual e um dos principais agentes para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Nesta terça-feira (24), equipes da Regional do Fonseca entregaram 3 mil máscaras nas comunidades Bernardino, Jonathan Botelho e Palmeiras, enquanto a Regional da Engenhoca distribuiu mil unidades na praça central do bairro e no comércio local. Na Região Oceânica, mil máscaras foram entregues nas filas de bancos e lotéricas, locais de grande movimento na região.

Na quarta-feira (25), pela manhã, a distribuição segue no bairro da Engenhoca, em parceria com a Regional de Tenente Jardim, para entregar mais mil máscaras nas proximidades da divisa da cidade vizinha, São Gonçalo. Na parte da tarde, será a vez dos agentes da Administração Regional de Icaraí distribuir 3 mil máscaras pelas ruas do bairro que tem a maior concentração de idosos da cidade e também o maior número de casos confirmados da doença.

Alessandro Junqueira, administrador da Regional de Icaraí, fala da importância da ação nos bairros.

“Vamos reforçar o trabalho que já foi feito em Icaraí de diálogo, orientação e distribuição das máscaras. Lembrar a população que a doença continua se espalhando e o uso correto do equipamento nos ambientes públicos é o melhor meio de preservar a própria vida e das outras pessoas”, disse Alessandro.

Além disso, durante essa semana, os voluntários da rede de Núcleos Comunitários (Nudec) da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói estarão fazendo um levantamento das necessidades de máscaras para funcionários e moradores em condomínios e comunidades. A ação conta com a participação dos 400 jovens do Projeto EcoSocial.

O Secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressalta a importância da participação dos Núcleos nessa ação.

“Durante todo o período de pandemia, os voluntários da Defesa Civil têm exercido um papel de extrema importância, tanto no que se refere ao repasse qualificado de informações sobre os cuidados e procedimentos de segurança, quanto nas ações de campo relacionadas a distribuição de cestas básicas nas escolas, distribuição dos cartões do programa renda básica temporária, em apoio às equipes da prefeitura. A qualificação dos voluntários dos mais de 113 Núcleos de Defesa Civil proporciona o efetivo e seguro engajamento do cidadão nos processos resposta às emergências, como é o caso da pandemia. Além dos voluntários, estamos também empenhando neste processo de levantamento e distribuição de máscaras, os jovens do programa Niterói Eco Social, os quais receberam uma capacitação específica relacionada a ações de Defesa Civil, que os qualificou para apoiarem ações como essa, aumentando ainda mais a capilaridade das ações da prefeitura no combate à pandemia do novo coronavírus”, reforçou o secretário.

O coordenador do projeto Niterói EcoSocial, Renato Lutterback, explica como a atividade será desenvolvida com os jovens.

“Os jovens desenvolvem atividades de campo ligados a 4 eixos de trabalho: gestão de resíduos e reflorestamento, defesa civil, parques e águas. Pela Defesa Civil, os 400 jovens começaram a fazer o trabalho de levantamento das necessidades nos 11 territórios que eles atuam. Na próxima semana, os jovens, orientados pelas equipes da Defesa Civil, farão a distribuição dos das máscaras para as pessoas que residem nestes locais para o combate a disseminação do novo coronavírus”, disse Renato.

No último sábado (21), a Prefeitura de Niterói reiniciou a distribuição gratuita de máscaras à população. Equipes estiveram no Trevo de Piratininga, na Região Oceânica, com a distribuição para pedestres e no sistema drive thru, e nas ruas do Barreto, na Zona Norte. No domingo (22), a distribuição aconteceu em frente à Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte, junto à feira no Largo de São Jorge.

Ao todo, já foram distribuídas mais de 1,5 milhões de máscaras de tecido reutilizável e lavável. Desde o dia 23 de abril, o uso do equipamento é obrigatório nas áreas públicas como ruas, ônibus, padarias, supermercados, hospitais, filas de bancos entre outras. O uso da máscara é fundamental para proteção individual e do próximo, porém é necessário que a mesma esteja na posição correta e cubra a boca e o nariz. O objetivo é diminuir a propagação do vírus que se espalha rapidamente e é invisível aos olhos.

Sanitização – A Prefeitura de Niterói retomou a sanitização das vias com o quaternário de amônio de quinta geração. Nesta terça-feira (24), equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Clin) estiveram nos bairros de Maria Paula, Itaipu, Cafubá e Piratininga. Durante a noite, será a vez das ruas de Icaraí e Ingá.