Prefeitura de Niterói promove passeio com alunos de escola municipal

Doze alunos da Escola Municipal Portugal Neves, que fica em Piratininga, tiveram a oportunidade de fazer a trilha por onde passou o naturalista e inventor da Teoria da Evolução das Espécies, Charles Darwin, quando esteve em viagem ao Brasil. O passeio foi realizado nesta quarta-feira (21) e marca o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e Dia da Árvore. Promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Administração Regional Oceânica, tem como objetivo a conscientização ecológica e o combate ao preconceito social contra as pessoas com algum tipo de deficiência.

Binho Guimarães, secretário da Regional Oceânica, conta que o passeio promove uma ação de conscientização e combate ao capacitismo.

“Quando fui vereador, fui autor de um projeto que se tornou uma lei municipal de combate ao capacitismo nas escolas de Niterói. O termo capacitismo surge através de uma reflexão crítica ao “senso comum”, que subestima a capacidade e aptidão das pessoas com deficiência, considerando apenas as pessoas sem deficiência como “normais” e aptas ao desenvolvimento pleno de suas capacidades socioemocionais. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surge, portanto, como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos”.

O passeio foi uma atividade pedagógica pela Trilha dos Caminhos de Darwin, localizada no Parque Estadual da Serra da Tiririca, com a inclusão de estudantes com deficiência. Participaram doze alunos com idade entre 13 e 15 anos, de turmas do 6° e 7° ano. Metade deles possuem algum tipo de deficiência como autismo, síndrome de down e deficiência física. Além da possibilidade de experimentar o contato com a natureza durante a caminhada, os estudantes conheceram a história do local que possui importância histórica e ecológica.

Maria Cristina Granato, professora de apoio do município e fonoaudióloga, esteve no passeio com as crianças.

“Trouxe dois alunos autistas para a atividade. Estar aqui com eles é uma alegria muito grande. Essas atividades são muito importantes para as crianças que têm algum tipo de comprometimento”, disse a professora.

A ação contará com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá que vão acompanhar e auxiliar a equipe da Regional com as crianças. O Caminho de Darwin marca trechos por onde o expedicionista passou e vai de Niterói a Maricá.

O Pedro Mello é aluno do 7º ano e tem autismo. Ele contou como se sentiu durante o passeio.

“O passeio foi legal, vi muitas cobras. Vim com os meus amigos da escola”.

Dia de Luta – No dia 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, esta data é comemorada desde 1982. Niterói também conta com a Lei Municipal N. 3.713 de 2022 que dispõe sobre conjunto de ações e campanhas de conscientização e combate ao capacitismo nas escolas da cidade de Niterói.

Dia da Árvore – Hoje também se comemora o Dia da Árvore. A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa riqueza natural para o meio ambiente e para as espécies vivas como os seres humanos e os animais. A data foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support