Prefeitura de Niterói e Sebrae firmam contrato na área de inovação tecnológica

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, nesta segunda (26), um contrato para fortalecer o ambiente de inovação tecnológica na cidade. Pela parceria, o Sebrae será responsável por mapear, planejar e articular um programa para identificar os setores econômicos com maior representatividade no município e aqueles com potencial de desenvolvimento.

De acordo com o prefeito, esse é um passo importante para fomentar o ambiente de inovação de Niterói reunindo governo, empresas, organizações civis e universidades

com ações de curto, médio e longo prazos.

“Niterói é uma cidade cosmopolita e quem tem um potencial muito grande para ser explorado na área da inovação. O Sebrae tem um papel catalisador nesse programa, bastante expertise, e vai nos ajudar a mapear as áreas onde somos mais fortes. Os resultados vão ajudar a nortear algumas políticas e nos apontar como podemos contribuir para a recuperação econômica de Niterói”, detalhou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, acrescentou que, a partir dos resultados obtidos, poderá ser criado um modelo de Parque Tecnológico onde haverá estrutura para empresas e troca de experiências entre elas.

“Niterói tem a vocação da inovação. Tem universidades, muitas pessoas capacitadas e motivadas, várias startups, tradição em projetos inovadores e sustentáveis. Essa é uma grande oportunidade para a economia de Niterói, de integração junto a outros municípios e países com interesse no tema e, principalmente, de contribuir para formação e uma melhor qualidade de vida de seus cidadãos”, afirmou.

O contrato com o Sebrae tem duração de 18 meses. Como explica o gerente de atendimento da instituição, Leandro Marinho, o mapeamento vai usar como referência o trabalho desenvolvido em Florianópolis, onde atualmente funciona um Parque Tecnológico que abriga empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

“O trabalho tem como referência um trabalho que já foi feito em Florianópolis, uma experiência já consolidada. A ideia é que a gente possa ajudar no desenvolvimento de novos negócios, trazer inovação para os negócios já existentes, criar um ambiente onde os atores se conectem para estimular a inovação em todas as suas formas. O Sebrae é a instituição que mais promove o empreendedorismo no país. Muitas vezes o que falta a esses pequenos negócios é justamente a inovação, para que sejam representativos na economia”, disse.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support