Parque Esportivo e Social do Caramujo atende mais de mil pessoas

Mais de mil pessoas participam de atividades de esporte, lazer e social no Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc). O equipamento da Prefeitura de Niterói atrai pessoas de todas as idades em mais de 20 modalidades disponíveis e é uma grande ferramenta de inclusão social para centenas de crianças da comunidade do Caramujo e adjacências.

“O Parque Esportivo e Social do Caramujo é um divisor de águas naquela comunidade, oferecendo uma enorme estrutura dedicada ao esporte com campo de futebol, área para skate, pista de atletismo, ginásio poliesportivo, etc cuja importância é reconhecida por atletas profissionais, inclusive, como o campeão de skate Bob Burnquist, que se assume como padrinho do projeto. Além do esporte, o espaço mantém atividades culturais, de capacitação, ações profissionalizantes e ações sociais para a comunidade. O Parque hoje é de fundamental importância na inserção social dos moradores da Região Norte da cidade”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O secretário do Núcleo Executivo do Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Maria Paula, Oto Bahia, contou como um complexo esportivo pode mudar a perspectiva e o olhar das crianças para o local onde vivem.

“Estamos fazendo o enfrentamento social de forma a dar acesso e oportunidade para as crianças e isso vem fazendo a diferença no cotidiano delas. Com isso, vamos formar cidadãos com uma outra perspectiva de vida”, declarou Oto.

Um dos diferenciais do Parque do Caramujo é que o local oferece treinamento gratuito em modalidades olímpicas como atletismo, levantamento de peso olímpico (LPO), lutas, badminton, tiro com arco, badminton e skate.

“O Pesc tem atividades para crianças de 3 anos a adultos com 100 anos. Nos finais de semana, tem o futebol dos veteranos que jogam pessoas dos 50 aos 80 anos, a partir das 6h nos sábados e domingos. Emprestamos o campo e material, vestiário. Temos também atividades com as crianças pequenas, parceria com as creches da comunidade onde oferecemos iniciação à recreação, pintura e educação ambiental”, informa o coordenador do Parque, Carlos Aveiro.

O Parque também oferece aulas de funcional fitness, circuito funcional, skate, luta greco romana, muay thay, educação ambiental e ritmos. O espaço também ganhou uma área de lazer para a criançada com diversos brinquedos. Além disso, para os que desejam, os professores fazem a avaliação antropométrica com pesagem, medição de circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento.

Thainá Gomes, de 13 anos, é moradora da Comunidade e já vem participando das atividades há cerca de um ano. Ela pratica arremesso de peso, dardo e Levantamento de Peso Olímpico (LPO).

“Eu participo de algumas atividades dentro do Atletismo, mas a que mais gosto é o arremesso de peso. Já participei do Campeonato Brasileiro e estudantis. Já consegui ir para hotéis e estou me preparando para ir para mais competições. Eu espero ser uma boa atleta, representar nosso bairro e dar orgulho para nossa cidade. Antes do parque eu só ficava em casa e acabei vindo aqui por incentivo da minha mãe e acabei de destacando e hoje eu não quero ficar só em casa. Tenho orgulho de participar e ainda ganhar as competições”, conta Thainá.

Aos 17 anos, Kelvin Galvão Duarte, já passou por diversas atividades dentro do leque de modalidades que o Pesc oferece até se encontrar em uma.

“Comecei fazendo atletismo, fui para o LPO, depois Badminton e me encontrei no Tiro com Arco. É o esporte que mais me chamou a atenção e me motiva a vir. Via na televisão, mas não tinha onde fazer. Só consigo praticar o tiro com arco porque o Parque oferece. Já competi no Campeonato Brasileiro, no individual e no misto, e é uma experiência muito boa. Estou tentando melhorar e quero viver do esporte. Se não conseguir seguir na carreira de atleta, quero ser professor de educação física”, disse Kelvin.

Dois anos de atividades – O Parque Esportivo e Social do Caramujo foi entregue à população em 16 de agosto de 2020. O espaço, de aproximadamente 10 mil metros quadrados, iniciou as atividades de forma gradativa. No início, apenas as modalidades individuais foram permitidas, mantendo distanciamento e os cuidados necessários, devido à pandemia. O espaço conta com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, pista de atletismo e skate park que será utilizado por moradores do bairro e adjacências.