Jardins Filtrantes de Piratininga são exemplos para dez municípios brasileiros

Os Jardins Filtrantes do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), na Região Oceânica, são um exemplo para que o Instituto Internacional WRI Brasil , que trabalha no desenvolvimento de projetos sustentáveis, por meio de soluções de baixo carbono, leve mentorias sobre o projeto para mais 10 cidades brasileiras. Nesta terça-feira (07), o Prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de um evento de apresentação com 23 especialistas de delegações de diversas regiões do Brasil, que visitaram o trabalho realizado no município, para treinamento e implantação do modelo em suas cidades.

O WRI Brasil organiza o Cities for Forest, uma aliança que reúne dezenas de cidades no mundo, em defesa da natureza, em especial, as florestas. É uma entidade internacional que apoia projetos visando ao desenvolvimento sustentável. Esta equipe específica está com foco em soluções baseadas na natureza, como é o caso do Pop e florestas urbanas.

Os jardins filtrantes de Niterói filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. Além dele, outros dois sistemas estão previstos, em 35 mil m2 de área construída.

O prefeito Axel Grael explicou para os participantes que no momento que o município optou por implementar os jardins filtrantes na cidade, Niterói já estava realizando um trabalho no Programa Ligado na Rede com mais de duas mil residências sendo fiscalizadas e vistoriadas para realizar suas conexões.

“Percebemos que precisávamos de um projeto mais amplo para drenagem. Foi quando fomos buscar soluções mais sustentáveis e começamos a nos aprofundar nesse trabalho que hoje tem esse nome de soluções baseadas na natureza. A partir daí, fomos buscar as melhores tecnologias para implantar o projeto que estamos realizando. Hoje o local já é até mesmo um atrativo para moradores e visitantes. Hoje é importante mostrarmos nossa experiência para pessoas que estão pensando e seguir também esse caminho. Mesmo antes de toda a vegetação estar implantada a diferença é muito grande já na coloração da água”, explicou o prefeito, reiterando que o tratamento está sendo feito em um local de lazer.

O Prefeito explicou ainda que o Programa Região Oceânica Sustentável do Parque Orla inclui ainda renaturalização do Rio Jacaré, um rio urbano, e que as experiencias de Niterói podem ser compartilhadas com as outras cidades.

Estiveram no encontro representantes de Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Recife. Salvador, Florianópolis, Anápolis , Goiânia, Curitiba e Sobral. O WRI Brasil trabalha para viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável que garanta uma sociedade mais equitativa e a conservação de ecossistemas, por meio de soluções de baixo carbono inovadoras e integradas, baseadas no rigor científico e na construção de parcerias de valor.

Henrique Weber gerente de desenvolvimento urbano da WEI Brasil disse que a experiência em Niterói foi extremamente produtiva.

“Foi muito importante vermos na prática, o trabalho que Niterói está fazendo, porque não temos tantos exemplos no Brasil. Por isso fizemos o esforço de trazer dez cidades que chamamos de projetos aceleradores no Brasil, e que estão montando projetos similares para ver a prática. Foi uma experiência rica em que todos puderam ver na prática e só podemos agradecer a Niterói por nos proporcionar todo esse aprendizado porque a cidade está transferindo esse conhecimento”, explicou Henrique.

A visita da delegação foi guiada pela coordenadora do programa PRO Sustentável, Dionê Castro.

“É um grande passo Niterói poder receber a vista de representantes de cidades brasileiras que estão fazendo mentorias para que implantem soluções baseadas na natureza como nós fazemos. Então, como nosso projeto é o maior do Brasil de jardins filtrantes e soluções baseadas na natureza, eles começaram pelo nosso projeto que vai servir como uma base empírica desse treinamento dos dez municípios a partir do nosso trabalho.O nosso é um dos poucos do Brasil que já estão em implantação “ explicou Dionê .

WRI – Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.

Soluções baseadas na natureza (SBN) têm se difundido globalmente como abordagens custo-efetivas para tornar as cidades mais resilientes e inclusivas, ao mesmo tempo em que mitigam os riscos de desastres, sobretudo nas áreas mais vulneráveis. Mas, no Brasil, a falta de recursos e o aspecto inovador dessas soluções desafiam os proponentes de projetos e barram o acesso ao financiamento necessário para a implementação.

O Acelerador de Soluções baseadas na Natureza em Cidades do WRI Brasil busca mudar esse cenário. Até agosto de 2023, o programa está oferecendo capacitação e mentoria a 10 projetos urbanos de SBN em estágio inicial, para aumentar suas possibilidades de financiamento e implementação. Busca-se, assim, promover casos de sucesso de SBN urbanas, que inspirem outras cidades brasileiras a incorporarem a natureza como parte de suas estratégias de desenvolvimento sustentável, resiliência e inclusão.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support