Niterói organiza passeio de bicicleta para pessoas com deficiência no domingo (12)

No próximo domingo (12), das 8h às 12h, a Prefeitura de Niterói promove os eventos “Pedala Junto” e “Empresto Minhas Pernas”, na orla da Boa Viagem, entre o Forte Gragoatá e a Ilha da Boa Viagem. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Acessibilidade e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta e tem como objetivo promover a inclusão e o entretenimento de pessoas com deficiência.

De acordo com a subsecretária de Acessibilidade, Simone Capella, esta é mais uma das ações organizadas na cidade que visam a inclusão das pessoas com deficiência.

“Niterói é uma cidade com um olhar voltado para a sustentabilidade, e vem investindo em ciclovias e estimulando a cultura cicloviária. Através de uma ação em conjunto, a Secretaria de Acessibilidade e a Coordenadoria do Niterói de Bicicleta traz o projeto “Pedala Junto”, com o objetivo de incluir as pessoas com deficiência na prática do uso da bicicleta. Queremos que as pessoas com deficiência de Niterói sejam incluídas em todos os espaços”, afirmou Simone Capella.

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, ressalta que a inclusão é uma de suas metas no programa.

“A inclusão é um dos pilares que norteiam nossas ações no Niterói de Bicicleta. Queremos que todas as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar experiências agradáveis e construir memórias felizes com as bicicletas. Ficamos muito honrados em ajudar a trazer esse projeto para Niterói, na certeza de que será o primeiro passo de uma longa parceria”, destacou Filipe Simões.

O “Pedala Junto” é um projeto que trabalha com a bicicleta Tandem, adaptada para pessoas cegas e com baixa visão. O equipamento comporta duas pessoas: uma sem deficiência que vai na parte da frente guiando e fazendo a audiodescrição da paisagem para a pessoa com deficiência visual, que vai na parte de trás pedalando junto. O projeto começou na cidade do Rio de Janeiro em 2019 e essa é a segunda vez em Niterói.

Já o projeto “Empresto Minhas Pernas” proporciona a inclusão e integração de pessoas com e sem deficiência nas corridas de rua. Voluntários “emprestam” suas pernas e conduzem o triciclo durante todo o percurso. O projeto foi criado em Santos em 2016 e acontece em diversas cidades pelo Brasil.

Serviço:

Pedala Junto e Empresto Minhas Pernas

Data: 12/02 (domingo)

Local: Orla da Boa Viagem

Horário: das 8h às 12h

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support