Niterói organiza passeio de bicicleta para pessoas com deficiência no domingo (12)

No próximo domingo (12), das 8h às 12h, a Prefeitura de Niterói promove os eventos “Pedala Junto” e “Empresto Minhas Pernas”, na orla da Boa Viagem, entre o Forte Gragoatá e a Ilha da Boa Viagem. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Acessibilidade e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta e tem como objetivo promover a inclusão e o entretenimento de pessoas com deficiência.

De acordo com a subsecretária de Acessibilidade, Simone Capella, esta é mais uma das ações organizadas na cidade que visam a inclusão das pessoas com deficiência.

“Niterói é uma cidade com um olhar voltado para a sustentabilidade, e vem investindo em ciclovias e estimulando a cultura cicloviária. Através de uma ação em conjunto, a Secretaria de Acessibilidade e a Coordenadoria do Niterói de Bicicleta traz o projeto “Pedala Junto”, com o objetivo de incluir as pessoas com deficiência na prática do uso da bicicleta. Queremos que as pessoas com deficiência de Niterói sejam incluídas em todos os espaços”, afirmou Simone Capella.

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, ressalta que a inclusão é uma de suas metas no programa.

“A inclusão é um dos pilares que norteiam nossas ações no Niterói de Bicicleta. Queremos que todas as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar experiências agradáveis e construir memórias felizes com as bicicletas. Ficamos muito honrados em ajudar a trazer esse projeto para Niterói, na certeza de que será o primeiro passo de uma longa parceria”, destacou Filipe Simões.

O “Pedala Junto” é um projeto que trabalha com a bicicleta Tandem, adaptada para pessoas cegas e com baixa visão. O equipamento comporta duas pessoas: uma sem deficiência que vai na parte da frente guiando e fazendo a audiodescrição da paisagem para a pessoa com deficiência visual, que vai na parte de trás pedalando junto. O projeto começou na cidade do Rio de Janeiro em 2019 e essa é a segunda vez em Niterói.

Já o projeto “Empresto Minhas Pernas” proporciona a inclusão e integração de pessoas com e sem deficiência nas corridas de rua. Voluntários “emprestam” suas pernas e conduzem o triciclo durante todo o percurso. O projeto foi criado em Santos em 2016 e acontece em diversas cidades pelo Brasil.

Serviço:

Pedala Junto e Empresto Minhas Pernas