Niterói apresenta as Políticas Públicas de Gênero do município em Nova Iorque

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói está em Nova Iorque participando da maior conferência mundial sobre políticas públicas de gênero que vai até o dia 17 de março. A 67º Comissão sobre a Situação das Mulheres (United Nations Commission on the Status of Women) é um dos principais órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas) que trabalha na promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Essa é a primeira vez que a Codim foi convidada a participar e integrar a delegação do Brasil no evento. A coordenadora da pasta, Fernanda Sixel, foi representar Niterói.

“O CSW é o segundo maior evento da ONU e essa edição está tendo participação recorde. São mulheres, instituições e governos de todo o mundo construindo as novas ações para avançarmos na igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Um prazer estar compondo a delegação do Brasil e representando nossa cidade”, disse Fernanda.

Durante a edição anual de duas semanas da Comissão, representantes dos Estados membros e entidades da ONU e organizações da sociedade civil se reúnem na sede da CSW em Nova Iorque para discutir o progresso e as lacunas na implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim de 1995, o principal documento de política global sobre igualdade de gênero, e a 23ª sessão especial da Assembleia Geral realizada em 2000 (Pequim + 5), com novas ações para acelerar o progresso e promover as mulheres e seus direitos nos campos político, econômico e social.

Nesta terça-feira (7), a coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, apresenta a estrutura da coordenadoria e como as mulheres da cidade são impactadas diretamente no Painel: Municipalismo Feminista: Do Pacto pelo Futuro às Agendas Globais foi feito pela UCLG – United Cities and Local Governaments – organização mundial responsável pelo empoderamento e fortalecimento das cidades e governos locais.

Já no dia 9, as políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo e a inovação, tema central da conferência neste ano, serão apresentadas pela coordenadora de empreendedorismo e Inovação da Codim, Carla Tavares, no painel: O Papel e experiências dos governos locais e regionais na garantia de direitos digitais inclusivos e acessíveis para todos.

Entre outras ações e projetos, serão apresentados o recém inaugurado, Espaço Empreender Mulher, primeiro coworking feminino, público e gratuito da América Latina. O local disponibilizado mediante agendamento para mulheres residentes na cidade promete ser um Hub de inovação onde o uso das diversas tecnologias disponíveis estão a serviço de acelerar e escalar negócios locais liderados por mulheres.

A CSW é fundamental na promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e moldando os padrões globais sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O evento reúne mulheres líderes de todo mundo e se torna um espaço fértil para trocas e possibilidade de networking e parcerias entre as cidades e instituições mundiais.