Prefeitura de Niterói promove evento de Inovação nesta sexta-feira (17)

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), promoverá o terceiro workshop do Ecossistema de Inovação de Niterói. O evento é gratuito e acontecerá das 10h às 13h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL).

Organizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Certi, de Santa Catarina, o workshop pretende discutir as estratégias necessárias para a evolução do segmento de inovação com representantes de vários setores da cidade. O objetivo é fortalecer o ambiente de inovação tecnológica de Niterói.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, ressalta que o workshop pretende atrair e motivar quem trabalha dentro dos cinco setores estratégicos do ecossistema de inovação para uma discussão mais assertiva sobre o assunto.

“Nos workshops iniciais, os grupos identificaram cinco setores prioritários em Niterói no segmento de inovação: Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, Economia do Mar, Economia Criativa e Energias Renováveis, todos sempre considerando a sustentabilidade em suas ações. É importante notar que os workshops são abertos à participação do governo, empresas privadas, incluindo startups, organizações civis e academia. Somente com a participação de todos é que teremos um ambiente forte e integrado, promovendo desenvolvimento social e econômico, focando na qualidade de vida aos cidadãos”, afirma.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Niterói e o Sebrae assinaram um contrato para fortalecer o ambiente de inovação tecnológica na cidade. Pela parceria, o Sebrae é responsável por mapear, planejar e articular um programa que envolva os setores econômicos com maior representatividade no município e aqueles com potencial de desenvolvimento. Além do encontro desta sexta (17), será realizado mais um workshop.

O trabalho sobre inovação tecnológica desenvolvido em Niterói tem como referência Florianópolis, onde atualmente funciona um Parque Tecnológico que abriga empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para a cidade.

Serviço: 3º Workshop do Ecossistema de Inovação de Niterói
Local: CDL Niterói – R. Gen. Andrade Neves, 31 – São Domingos, Niterói