Praça São João recebe ação integrada da Prefeitura de Niterói

Nesta quinta-feira (16), a Praça São João, no Centro, recebeu uma ação integrada da Prefeitura de Niterói com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Coordenadoria de Ações Táticas (CAT) e da Coordenadoria de Apoio ao Serviço Social (CASS) da Guarda Municipal. A força-tarefa teve foco na população em situação de rua, além da limpeza e conservação do local. A abordagem social especializada funciona de forma rotineira e pode ser acionada pelos números (21) 97197-9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno).

O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, ressalta que o trabalho é contínuo.

“As equipes da Secretaria atuam de forma contínua com técnicos e assistentes sociais na ponta indo nos locais de maior concentração de população em situação de rua. Eles trabalham com o oferecimento dos serviços socioassistenciais e na sensibilização das pessoas para que aceitem o acolhimento institucional. É um trabalho de formiguinha que acontece diariamente pela cidade”, destaca o secretário.

A Prefeitura de Niterói possui uma rede de atendimento para população em situação de rua que conta com equipes de abordagem social especializada, Centro Pop e cinco unidades de acolhimento (abrigos).

A SMASES atua de forma ininterrupta. Os técnicos fazem o cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação e também encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais. As equipes trabalham na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. É fundamental que a pessoa aceite ir para um dos equipamentos oferecidos pelo governo municipal.

O Centro Pop é a porta de entrada para o atendimento à população em estado de vulnerabilidade social. De lá, as pessoas são encaminhadas para as unidades de acolhimento, onde recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil. O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A organização desses serviços garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Serviço de abordagem à população em situação de rua:
Telefones: (21) 97197- 9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno)
O Centro Pop fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro.