Procon: Prefeitura de Niterói inaugura posto avançado na Região Oceânica

A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta segunda-feira (20), um posto de atendimento do Procon municipal na Região Oceânica. A unidade funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Administração Regional da Região Oceânica, no prédio do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Itaipu. Com o espaço, moradores e comerciantes da região não precisarão mais se deslocar até o Centro para receber atendimento.

O secretário municipal de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Niterói, Roberto Teixeira, disse que esse é um projeto que pretende ser expandido também para outras áreas da cidade.

“Vim morar na Região Oceânica em 1980 e acompanhei o crescimento dessa região. Sempre vislumbrei a possibilidade de expandir os serviços pelos bairros para que as pessoas pudessem ser atendidas e solucionar seus problemas sem precisar se deslocar até o Centro. A gestão municipal tem como propósito levar os serviços para toda a cidade como forma de descentralizar as políticas públicas. Esse posto na Região Oceânica é o primeiro e não vamos parar por aqui. Esperamos, no futuro, estar em todas as administrações regionais, especialmente nas periferias”, detalhou.

De acordo com o secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães, a parceria vai ajudar a desafogar a busca pelo judiciário com a mediação nos conflitos e evitar o deslocamento da população para outras regiões.

“A gente sabe que o direito do consumidor, muitas vezes, é violado, embora já seja consagrado no ordenamento jurídico há muito tempo. A vinda de um posto do Procon para a Região Oceânica é uma alternativa importante porque, com a mediação de conflitos, a gente evita que algumas situações simples precisem parar na Justiça. Além disso, a Região Oceânica tem muito comércio e uma população que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Então, também é uma solução importante para melhorar a qualidade de vida do cidadão e evitar deslocamentos para outras regiões, atendendo melhor o morador da área”, afirmou.

A empresária Fernanda Rappe, moradora da região, foi a primeira a ser atendida no posto na manhã desta segunda. Ela decidiu buscar ajuda para resolver o problema que teve na compra do seu aparelho de ar-condicionado, que veio quebrado.

“Está um jogo de empurra entre a loja e a assistência técnica há mais de um mês. Vim aqui para tentar resolver mais rápido porque, daqui a pouco, vence o prazo da troca. Para mim foi maravilhoso ter uma unidade do Procon aqui na Região Oceânica. É muito mais fácil fazer tudo aqui”, contou.

Entre as atribuições do Procon municipal estão receber reclamações e denúncias dos consumidores; fiscalizar e notificar fornecedores que cometem infrações às leis de defesa do consumidor; orientar e educar os consumidores sobre seus direitos e deveres e promover a conciliação entre as partes envolvidas em conflitos de consumo, entre outras.

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666, em Itaipu. O atendimento à população acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Serviço: Procon municipal na Região Oceânica
Local: Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Administração Regional da Região Oceânica
Endereço: CISP – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666, em Itaipu
Atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support