Encontro de Pedagogos reúne profissionais da Educação de Niterói

Pedagogos, diretores, supervisores e orientadores educacionais das 94 unidades que integram a Rede Municipal de Educação de Niterói se reuniram no 1° Encontro com Pedagogos, na última quarta-feira (29), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. O evento, com o objetivo de alinhar os trabalhos pedagógicos realizados dentro das escolas, foi coordenado pelo secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal Educação de Niterói, Bira Marques, pela subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, e pela diretora de Articulação Pedagógica, Silvana Malheiro.

O encontro propôs o diálogo para construção coletiva de uma política educacional que tenha foco na alfabetização e no reforço escolar, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. Durante a manhã, foram debatidas propostas voltadas para o 1° ao 4° ciclo, correspondente ao Ensino Fundamental, enquanto na parte da tarde o debate foi voltado para a Educação Infantil.

“A pandemia provocou reflexos profundos na alfabetização em todo país, e Niterói não é uma ilha. Precisamos, e vamos, encarar esse desafio para não comprometer o ciclo educacional das nossas crianças. Precisamos olhar para as experiências dentro da nossa própria rede, avaliar as nossas práticas e pensar em projetos originais para solucionar todas as nossas necessidades. Eu acredito muito nessa rede”, disse o secretário.

Já a subsecretária ressaltou que a construção desse plano pedagógico propõe um trabalho em conjunto entre pedagogos e diretores escolares, compreendendo as necessidades e contexto da comunidade escolar. Durante o encontro, a subsecretária fez uma reflexão sobre os métodos de ensino, convidando os pedagogos para uma reflexão sobre o aprendizado para além dos muros da escola.

“A única coisa que é inegociável é o direito da criança de aprender. Nós, enquanto pedagogos, somos antes de qualquer coisa militantes pelas crianças e pela infância. Temos que pensar na travessia desses estudantes de um ciclo para outro de forma integrada, alfabetizando e criando condições para que essas crianças desenvolvam uma leitura de mundo”, afirmou Ana Schilke.

Após as apresentações, a palavra foi aberta para os profissionais presentes, que puderam relatar suas vivências e experiências dentro das escolas, assim como as principais questões enfrentadas por cada unidade.