Prefeitura de Niterói participa de discussão sobre governança de dados 

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, palestrou e mediou a mesa “Governança de Dados para cidades inteligentes, protegidas e inclusivas”, na capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes”, na manhã desta terça-feira (18). Com mais de 3 mil inscritos de mais de 500 municípios do Brasil, o curso on-line é gratuito, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vai até o dia 9 de maio.

De acordo com Valéria, a cada dia as cidades estão gerando uma enorme quantidade de dados e o grande desafio é fazer com que estes sejam integrados e que gerem informações objetivas para apoio à tomada de decisões, formatação de políticas públicas e melhoria de vida dos cidadãos.

“Para potencializar o uso dos dados massivos nas cidades, é fundamental que instituições públicas implementem uma estratégia sólida de governança de dados. Em Niterói, estamos avançando nessa estratégia de gestão de dados com o DataNit”, explicou a secretária.

Valéria dividiu a mesa com a associada sênior de Educação do BID, Gabriela Gambi; o consultor internacional, especialista em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano do BID, Mauricio Bouskela; e o chefe executivo de dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, João Carabetta. Esta foi a terceira aula do curso, em que foram apresentados exemplos de gestão de dados e melhores práticas do Escritório de Dados do Rio de Janeiro, além de proteção de dados e privacidade.

Sobre o curso – Iniciada no último dia 4 de abril, a capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes” é composta de seis aulas virtuais e oito aulas gravadas com experiências da Coreia do Sul. O objetivo é apresentar os temas de Cidades Inteligentes e Big Data para Prefeitos, Secretários, Funcionários Públicos Municipais, explorando os conceitos e possibilidades relacionados ao uso de dados na gestão pública, com o objetivo de despertar o interesse e motivar sua aplicação em benefício do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, o curso visa compartilhar as melhores práticas e experiências do uso de soluções de Big Data em governos, permitindo que as instituições públicas brasileiras avaliem as oportunidades de adaptarem as experiências bem-sucedidas ao contexto local. Outro desafio da capacitação é a promoção de um diálogo entre especialistas e as cidades brasileiras sobre as oportunidades e desafios do uso de dados na gestão pública, fomentando a troca de conhecimentos e ideias.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support