Colab em Niterói é referência para outros municípios em interação com a população

O trabalho e os cases de sucesso da Prefeitura de Niterói, através do Colab, foram apresentados para gestores do município de Macaé, que estiveram na cidade para conhecer, na prática, a plataforma que dinamiza a comunicação com a população em busca de soluções práticas pela melhoria de qualidade de vida. São 88% das mais de 148 mil solicitações atendidas e mais de 167 mil usuários cadastrados pela plataforma.

No total, 264 servidores de Niterói estão cadastrados na plataforma para realizar a gestão das solicitações e buscar viabilizar as soluções dentro de cada área. Já foram realizadas 50 consultas junto a população sobre os mais variados temas relacionados a Niterói, somando mais de 95 mil participações.

A apresentação da plataforma foi feita pelas secretárias de Governo, Rubia Secundino, e de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, e pelo coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern. Como representantes de Macaé estavam: Rui Paiva, coordenador de planejamento de mobilidade urbana; Tito Simões, secretário de Relações Institucionais e Simone Sales, diretora executiva de Relações Institucionais.

No início de abril, com o objetivo de promover uma interação ainda maior com a população e ampliar o alcance da ferramenta, foi realizada a integração do Sistema de Gestão da Geoinformação do município (SIGeo) com o Colab. O objetivo foi unir duas experiências bem-sucedidas do uso de tecnologia da informação em Niterói para aperfeiçoar ainda mais a gestão pública e os serviços prestados pelo governo municipal.

As informações do Colab, principalmente demandas e solicitações dos moradores de Niterói, estão disponíveis de forma georreferenciada em um painel no site do SiGeo. Ao entrar no www.sigeo.niteroi.rj.gov.br e clicar na aba de “painéis”, o cidadão tem acesso ao painel do Colab.

A secretária de Conservação, Dayse Monassa, explicou que a Prefeitura está sempre buscando aprimorar e ampliar as parcerias através do Colab.

“Nosso objetivo é dar mais celeridade e um atendimento de ainda maior qualidade para os moradores. Com certeza o Colab é uma plataforma de grande eficiência e de comunicação com a população. Com a união com o SiGeo, a Prefeitura vai saber com mais precisão e ter respostas e soluções mais eficientes para a população com serviços de qualidade e com estratégias mais precisas para resolver os problemas”, explicou Dayse.

O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern, explica que o Colab é uma ferramenta muito importante para a definição de políticas públicas.

“Já está mais do que comprovado e através de números que o Colab atua com cases de sucesso e que fazem toda a diferença especialmente para os tomadores de decisão. É mais uma ferramenta que envolve a participação do cidadão em uma gestão que prioriza a transparência”, ressaltou Stern aos visitantes.

Tito Simões, secretário municipal de Relações Institucionais de Macaé, disse que a visita foi muito esclarecedora e tirou muitas dúvidas com relação à ferramenta que eles pretendem usar. Para ele, o Colab será muito útil para o relacionamento com as associações de moradores, moradores e o Executivo.

“É o que estávamos buscando: esse conhecimento para ter uma ferramenta de forma eficaz. Vamos levar para Macaé informações preciosas que nos ajudarão no dia a dia depois que implementarmos o sistema na nossa cidade. Só temos que agradecer a Niterói por nos receber e nos proporcionar uma visita tão produtiva. Niterói criou uma estrutura além da ferramenta e sim uma criação para além da ferramenta. A cidade está de parabéns”, disse o secretário.