Prefeitura de Niterói atualiza Dicionário de Linguagem Simples com expressões sobre Documentos Públicos

O Dicionário de Linguagem Simples da Prefeitura de Niterói foi atualizado com um novo grupo de expressões sobre Documentos Públicos. A iniciativa busca explicar e padronizar o entendimento dos servidores e da população sobre a linguagem documental utilizada no município, como ofícios, despachos, portarias, entre outros. Para este lançamento, o Dicionário contou com uma novidade: o uso de inteligência artificial na simplificação e tradução das expressões selecionadas.

Lançado em janeiro deste ano pelo Laboratório de Inovação (LabNit) de Niterói, vinculado à Escola de Governo e Gestão (EGG) e à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), o dicionário vai disponibilizar os principais termos da gestão pública e do governo, como orçamento, planejamento, contabilidade, direito administrativo, entre outros, adaptados para a linguagem simples. Os conceitos referentes ao Orçamento Público já estão disponíveis no site.

“O uso de Inteligência Artificial é o assunto da vez nas conversas de inovação. Vários produtos e projetos têm se apropriado dessas novas ferramentas não apenas para automatizar seus processos, mas também para ver até onde elas podem nos ajudar. No caso do Dicionário, nós usamos o ChatGPT para verificar se ele conseguia nos ajudar nas traduções dos termos e os resultados foram bastante positivos”, explicou o coordenador do LabNit, Luiz Otavio Monteiro.

Ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos no município é um dos compromissos da Prefeitura de Niterói. Desta forma, simplificar os termos e procedimentos utilizados na gestão pública é uma das etapas para aproximar o cidadão. A equipe já está trabalhando nos próximos temas que serão divulgados de maneira gradual durante o ano. A ideia é ir trabalhando com assuntos que sejam importantes tanto para a população quanto para os servidores.

“O Dicionário foi muito bem recebido pelos nossos servidores, parceiros externos e pela sociedade civil. Isso nos deixa muito felizes com o trabalho realizado e com o quanto ainda podemos alcançar. Neste novo bloco de conceitos, resolvemos trabalhar com Documentos Públicos visando ampliar a organização administrativa e o entendimento dos servidores para que possam usar a mesma linguagem documental. Para os próximos meses, estamos concentrados em simplificar legislações novas e importantes, como a Nova Lei de Licitações e Contratos e a Lei Geral de Proteção de Dados”, contou a diretora da EGG, Isabela de Jesus.

Após o lançamento do dicionário, a equipe do LabNit foi convidada para contar a experiência no LabTalks, iniciativa do LABHacker da Câmara dos Deputados, com o tema “ChatGPT e linguagem simples: como a IA pode ajudar na comunicação pública”. O encontro, nesta sexta-feira (28), debateu como a inteligência artificial (IA) pode ser uma aliada na busca pela linguagem simples e acessível. A conversa está disponível no canal de Youtube do LabHacker (youtube.com/labhackercd).

Como funciona – Ao clicar no termo desejado, aparecem três opções de explicação: a “Definição Técnica” traz o conceito escrito de maneira formal e de acordo com as normas vigentes. A “Definição Simples” é a adaptação simplificada do conceito. É na opção “Linguagem Simples” que o cidadão encontra a forma mais básica e clara de entender o termo. No site, é possível fazer buscas, filtrar pelo assunto e ordenar por ordem alfabética, visando facilitar ainda mais o acesso aos conceitos. Os termos estão disponíveis para consulta do público pelo site egg.seplag.niteroi.rj.gov.br/dicionario-de-linguagem-simples/.