Moeda Social Arariboia recebe nova recarga nesta quinta-feira (11)

As mais de 31 mil famílias beneficiadas pela Moeda Social Arariboia recebem, nesta quinta-feira (11), o crédito referente ao mês de maio. O programa de transferência de renda permanente da Prefeitura de Niterói é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária e já injetou mais de R$ 150 milhões na economia da cidade, movimentando comércios locais e periféricos que têm mais de 5,7 mil cadastrados e aptos a aceitarem pagamento em Arariboia.

O secretário Elton Teixeira, responsável pela gestão do programa, destaca que a Moeda Social Arariboia tem mudado a vida da população.

“O programa chegou para transformar a realidade de milhares de niteroienses. Há mais de um ano, as famílias que mais precisam contam com o auxílio da Prefeitura todos os meses. Além disso, os comércios periféricos também ganharam visibilidade e uma renda extra ao passarem a aceitar comercializar seus produtos e serviços em Arariboia”, explicou Elton Teixeira.

As moedas sociais cumprem um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades já que permitem a criação de um mercado complementar e oferecem a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um bairro ou município. Com a Moeda Social Arariboia, ganha o usuário que tem uma renda para necessidades básicas, como alimentação e farmácia, e o comerciante, que vê na moeda uma forma de ampliar a receita.

Os beneficiários da Moeda Social Arariboia são famílias cadastradas no CadÚnico que se enquadram na definição de vulnerabilidade social de acordo com a faixa de renda. O valor do benefício varia conforme o número de membros da família. O valor inicial, para o primeiro membro, é de R$ 250. A partir daí, cada membro recebe R$ 90 até mais cinco pessoas, totalizando seis integrantes de uma mesma família, com valor máximo de R$ 700 para famílias com seis membros.

O programa busca ampliar a geração de novos empregos e aumentar a renda dos comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços cadastrados por toda a cidade. Em 16 meses, já foram efetuadas aproximadamente 2 milhões de transações comerciais em Arariboia.