Dia Mundial sem Tabaco: Niterói oferece tratamento a quem quer parar de fumar

Nesta quarta-feira, 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Em Niterói, quem deseja parar de fumar conta com o apoio do Programa de Controle de Tabagismo, da Prefeitura de Niterói. O programa, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamentos integrais e gratuitos para todos os usuários fumantes. O atendimento inclui uma consulta inicial individual, a abordagem cognitivo-comportamental, e o tratamento farmacológico de apoio.

Ivanilda Bianchini Aurélio, 70 anos, faz parte do grupo de tabagismo da Policlínica Regional Sérgio Arouca e conta como foi o processo de parar de fumar.

“Eu fiz 70 anos este mês e eu tinha prometido a mim mesma que eu ia chegar nesta idade sem cigarro. Há uns meses atrás eu fiz uns exames e deu tudo bem. Mas eu pensei que não poderia esperar ficar doente para parar de fumar e eu precisava de ajuda, porque eu fumava há 50 anos, é muito tempo. No grupo fui muito bem acolhida e levei sete semanas para conseguir parar, fui eliminando aos poucos. Achava que não ia conseguir e a responsável pelo grupo sempre me incentivando. Graças a Deus eu nunca mais fumei e nem quero saber de cigarro. Com o dinheiro que eu gastava, eu estou investindo em mim. Estou fazendo hidroginástica, pilates e musculação”, conta.

Outro participante do programa, Ricardo Lettre, de 60 anos, conta que o processo de parar de fumar foi muito difícil, mas com o apoio do grupo ele conseguiu.

“Estou no grupo há mais de um ano, quer dizer, já é a terceira vez que eu venho. Fiquei duas vezes sem fumar, fiquei dez meses, voltei e agora estou há um ano, 67 dias e uma hora sem fumar, que equivale a 432 dias sem fumar, 13826 cigarros evitados, 3975 reais economizados e 57 dias de tempo recuperado. O grupo me fez voltar a viver, porque eu fumava a qualquer hora, de madrugada eu acordava. É muito difícil, tem que ter perseverança, força de vontade. Se você não tiver, você não consegue não”, afirma Ricardo que fumava desde os 15 anos de idade.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, o município é atuante na luta contra o tabagismo há anos.

“Trabalhamos com essa causa há anos. O morador que desejar parar de fumar encontrará assistência de profissionais qualificados. Os interessados podem se inscrever nas unidades municipais que oferecem o programa”, explica a secretária.

O tratamento contra o tabagismo em Niterói é oferecido nas policlínicas de Itaipu, Carlos Antônio da Silva, Fonseca, Largo da Batalha, Sérgio Arouca, Engenhoca e Barreto, na Unidade Básica da Engenhoca, no Hospital Universitário Antônio Pedro e no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras.

Dia Mundial sem Tabaco – A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em 2023, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco tem o tema: “Precisamos de Comida, Não de Tabaco”. Além de matar cerca de 8 milhões de pessoas todos os anos, a cultura do tabaco prejudica a nossa saúde, a saúde dos agricultores e a saúde do planeta. A indústria do tabaco interfere nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco, contribuindo para a crise alimentar global.