Prefeito de Niterói visita Espaço Nova Geração, no CIEP municipalizado Ester Botelho, no Cantagalo

Como parte das atividades do quarto dia de Prefeitura Móvel no Largo da Batalha, o prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou, nesta quinta-feira (01), o Espaço Nova Geração, que fica no CIEP municipalizado Ester Botelho, no Cantagalo. Acompanhado da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, e da coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Maria das Graças Silva Raphael, o prefeito assistiu a uma apresentação de teatro e dança realizada por estudantes da unidade.

Durante a visita, Axel Grael destacou a revitalização do local. Após a municipalização, o espaço retomou seu caráter original destinado à educação, com atividades culturais e esportivas. O objetivo do Espaço Nova Geração é promover a qualidade de vida, a construção da cidadania, a integração comunitária e a construção de projetos de vida significativos, de crianças, adolescentes e jovens.

“Esse prédio foi construído como parte de um projeto educacional para o nosso país, que foram os CIEPs. Era um conceito de escola integral, para educar as crianças, mas também para ser uma escola de cidadania. Infelizmente esse projeto foi abandonado. Acompanhei a construção de vários CIEPs, porque trabalhava no governo do estado na época. Depois eles foram abandonados. Se a gente tivesse mantido essas escolas funcionando do jeito que foram concebidas, não teríamos, provavelmente, tantos jovens indo para a criminalidade. Hoje, com o Espaço Nova Geração, estamos retomando a vocação para a cidadania deste espaço”, ressaltou o prefeito.

O método de trabalho do projeto desenvolvido no Espaço Nova Geração propõe o engajamento dos jovens em “trilhas pedagógicas”, com atividades de esporte, cultura, empregabilidade e desenvolvimento educacional, como estratégia para prevenir que este público seja vulnerável à violência. Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, o Espaço Nova Geração concentra potencialidades que traduzem o exato sentido de atuação da pasta.

“Quando perguntam o que é Direitos Humanos, podemos dizer que é saber ler e escrever, é ter uma escola, é o pai e a mãe das crianças que estudam aqui terem emprego. Direitos Humanos é ter remédio, poder brincar e tudo aquilo que faz cidadãos felizes no lugar que vivem. O que pudermos desenvolver de iniciativas para a hora em que os estudantes não estão em aula é essencial para a promoção da cidadania na vida deles”, afirmou Nadine Borges.

Podem participar do Espaço Nova Geração crianças e jovens de 6 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social de unidades escolares e demais equipamentos da rede pública do bairro do Cantagalo. São oferecidos cursos de inovação tecnológica, teatro, oficina de leitura e produção de texto, construção de móveis com material reciclado, futsal, vôlei, basquete, capoeira e jiu-jitsu, para meninos e meninas. Coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Maria das Graças Silva Raphael considera as ações do Nova Geração um eixo fundamental para o enfrentamento dos problemas de segurança pública.

“Estamos todos e todas unidos para fazer acontecer a paz na nossa cidade. Esse projeto é parte muito importante deste trabalho. Essa visita hoje é uma forma de aplaudirmos as crianças, mas também todos os colaboradores que estão aqui conosco nessa missão de levar mais educação, esporte e cidadania para a rotina dos estudantes”, resumiu Maria das Graças.