Prefeitura de Niterói recebe visita de comitiva de Moçambique

A Prefeitura de Niterói recebeu, esta semana, uma comitiva formada por autoridades do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique (MEF). A delegação esteve na cidade, por mediação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para conhecer a atuação da Escola de Governo e Gestão (EGG), que já se tornou referência no país em iniciativas inovadoras de formação profissional dos servidores municipais. Esta é a segunda vez, neste ano, que uma comitiva moçambicana visita Niterói para conhecer boas práticas da gestão municipal.

Durante o encontro, a equipe da EGG, que é vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), apresentou a atuação e a evolução da escola desde 2017, quando a instituição foi criada. Desde então, já foram emitidos mais de 6,7 mil certificados em mais de 250 cursos e oficinas, como o pioneiro programa de pós-graduação (MBA) em Gestão Pública Municipal em parceria com a UFF, e o Plano de Capacitação 2023-2024 dos servidores municipais. 

“Em fevereiro, autoridades de Moçambique tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da SEPLAG nas áreas de planejamento, orçamento, desenvolvimento dos servidores e transparência. Em Niterói, acreditamos que o desenvolvimento dos servidores é parte crucial de uma gestão voltada para resultados e para a condução de nosso planejamento estratégico. Desta forma, receber a delegação com o objetivo de aprofundamento no tema demonstra que estamos no caminho certo. Nossa atuação está se consolidando entre as diferentes práticas existentes”, reforçou a subsecretária executiva da SEPLAG, Isadora Modesto, que conduziu a reunião. 

A visita da delegação moçambicana teve como objetivos melhorar o conhecimento e as habilidades dos diretores e coordenadores do ministério a partir da troca de experiências com instituições de referência em Economia e Finanças Públicas, mapear programas acadêmicos de excelência e analisar modelos de sucesso em formação de funcionários públicos.  

“Nossa equipe da Escola de Governo e Gestão de Niterói gostou muito dessa troca de experiências. Ficamos muito honrados pela visita e orgulhosos por terem escolhido a EGG como escola de governo local para essa oportunidade junto com outras instituições renomadas. Essa visita mostra como nosso trabalho é reconhecido para além das fronteiras brasileiras”, destacou a diretora da EGG, Isabela de Jesus. 

José Joãozinho Bandeira, diretor nacional de Administração e Recursos Humanos do MEF, apontou que as autoridades procuraram a EGG pela experiência na formação dos servidores municipais. 

“Procuramos a escola porque achamos que tem muita experiência com intercâmbio de formação do servidor público. Por ter essa experiência, quisemos ver de perto e colher essas informações. O que nos foi apresentado, das iniciativas da escola, foi uma lição também para nós e esperamos, o mais breve possível, tentar aplicar [em Moçambique] algumas das coisas que foram aqui apresentadas”, finalizou.  

A visita também contou com a participação do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) de Niterói e o apoio do Banco Mundial.

Fotos: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support