Pacto Niterói Contra a Violência orienta pais e alunos sobre evasão escolar

Dando continuidade ao trabalho de incentivar a cultura da paz, com o objetivo de fortalecer valores como empatia, solidariedade e fraternidade, a Prefeitura de Niterói, por meio do Pacto Niterói Contra a Violência, levou para jovens do Cantagalo e seus familiares um tema que pode ajudar a mudar seus futuros: o combate à evasão escolar. Após um documentário mostrando experiências negativas de quem deixou a escola, jovens e familiares que participam do Projeto Nova Geração no Ciep Esther Botelho, no Cantagalo, debateram e ouviram de mediadores a importância de não desistirem da escola.

A primeira  oficina do projeto Mais Diálogo, Menos Violência, no ENG-Cantaglo , aconteceu primeiro com os jovens e, depois, com os familiares. Segundo a equipe de mobilizadores, a ação faz parte de uma meta de governo desenhada com o objetivo de atingir 500 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e familiares inscritos no Espaço Nova Geração. Durante o ano serão ministradas 10 oficinas, com 5 temas diferentes. O projeto é uma ação intersetorial que compõe o Pacto Niterói Contra a Violência, vinculada ao Programa Espaço Nova Geração (ENG).

Ao longo do ano, gerentes de projetos integrantes do Pacto Niterói Contra a Violência serão convidados para desenvolverem temáticas diferenciadas nos Espaços Nova Geração do Cantagalo e do Fonseca.

“Todo o projeto Niterói Contra a Violência trabalha valores da empatia, da solidariedade, da fraternidade, do respeito mútuo e da convivência harmoniosa para a Cultura da Paz em nossa sociedade. Cada vez que inserimos um tema importante como este ou realizados atividades diferenciadas com os jovens e seus familiares, estamos promovendo a Cultura da Paz em nossa cidade e caminhando cada vez mais para ampliar os objetivos do Pacto”, explicou a professora Graça Raphael, coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência.

Leonardo Simões, coordenador do Espaço Nova Geração do Cantagalo, explicou a importância desse tipo de assunto para os alunos do projeto.

“Eles vão para as suas escolas pela manhã e, durante a tarde, estão aqui no contraturno, fazendo as atividades propostas pelo projeto. Quanto mais esclarecimento e mais impulso pudermos dar, será sempre melhor porque muitos vivem com realidades complicadas e nosso apoio para mudar suas histórias é muito importante”, disse o coordenador.

“Viemos trazer essa roda de conversa para extrair as impressões e principais problemas. Passamos o filme para mostrar que todos os personagens tiveram dificuldades, passaram por situações extremas e superaram. Foi importante para eles entenderem também que precisam frequentar a escola, ter frequência e passar direto pelo bem deles, e é um pré-requisito para lá na frente derem direito a uma poupança que poderá os ajudar até numa faculdade. O Espaço Nova Geração é um ponto de referência e queremos que eles possam se inscrever”, explicou Ana Vieira, gerente do Poupança Escola.

Com investimentos municipais de R$ 304 milhões, o Pacto Niterói Contra a Violência atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.